(Fotos: Cláudio Ribeiro)
Por meio dos cursos de capacitação, o Fundo Social de Solidariedade atua diretamente no resgate da autoestima da população, garantindo aos alunos a possibilidade de aprender um ofício e assim conquistar renda. Pensando em formas de unir o aprendizado dos lorenenes com a história da cidade, o Fundo Social adicionou à grade dos cursos de Artesanato e Pintura em Tecido conteúdos relacionados a cultura e características de Lorena nas peças produzidas em aula.
A ideia é resgatar também a valorização da história de Lorena, seus pontos turísticos e suas principais características, como forma de criar uma maior aproximação entre o cidadão e a cidade. A primeira experiência com o novo conteúdo aconteceu com as turmas do primeiro semestre deste ano. Foram confeccionados pelas alunas almofadas, panos de prato, flâmulas e jogos americanos, como destacou a vice-prefeita e presidente do Fundo Social, Marietta Bartelega.
“Queríamos e conseguimos com sucessos encaixar na grade das aulas algo que valorizasse a cidade e aproximasse as pessoas da cultura de Lorena. Fiquei impressionada com tamanho talento e criatividade das alunas”, disse Marietta.
A iniciativa rendeu excelentes produtos, entre imagens da Catedral, a fonte da praça principal, bicicletas fazendo referência ao titulo que Lorena tem como capital da bike no Brasil, Ipês, Palmeiras Imperiais, período do café, e muito mais. Todas as peças serão disponibilizadas para venda no fim do ano, na Loja do Fundo Social, como forma de reverter o recurso para os trabalhos desenvolvidos na cidade.
Confira abaixo alguns dos trabalhos e também as turmas envolvidas na ação: