Prefeitura cria Comissão Central de Avaliação e Destinação de Documentos Municipais e Acesso (CADA) para gestão de arquivos municipais e históricos

(Fotos: Vinicius Rois)

A Prefeitura de Lorena realizou o primeiro encontro da Comissão Central de Avaliação e Destinação de Documentos Municipais e Acesso (CADA). O grupo trabalhará para implantação do processo de avaliação dos documentos municipais, visando a elaboração e a aplicação dos Planos de Classificação e Tabelas de Temporalidade de Documentos dentro das atividades exercidas pelo Arquivo Municipal e Histórico de Lorena.

O primeiro encontro do CADA aconteceu na terça-feira (13), no Paço Municipal, e contou com uma capacitação administrada pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo, através do corpo técnico do Centro de Assistência aos Municípios. Com o treinamento, os membros da CADA tiveram conhecimento sobre a legislação vigente sobre arquivo, procedimentos e processos e técnicas de atuação nesse setor. O Arquivo Municipal e Histórico de Lorena trabalha para agilizar as comunicações administrativas, racionalizar a produção de documentos e normalizar o fluxo de documentos, assim como cuidar de documentos históricos da cidade para manutenção e avivamento da memória local.

A Comissão Central de Avaliação e Destinação de Documentos Municipais e Acesso (CADA) foi criada em julho e é formada por um representante de cada secretaria municipal. A primeira reunião do CADA também contou com a presença de Igor Blumer Marangone, diretor técnico do Centro de Apoio aos Município do Arquivo Público do estado de São Paulo – (APESP), setor do Arquivo que presta assistência gratuita a câmaras legislativas municipais e prefeituras.

WhatsApp Image 2019-08-14 at 16.57.14 WhatsApp Image 2019-08-14 at 16.57.11