O prefeito Fábio Marcondes, esteve na última sexta-feira (27) reunido com moradores, representantes da Associação de Moradores do bairro Novo Horizonte, vereadores e secretários para esclarecimentos com relação ao Aterro de inertes e da construção civil do Novo Horizonte. Inicialmente salientou a importância do local para o recebimento desses materiais visto que o local é devidamente licenciado pela companhia ambiental do estado de São Paulo – CETESB; atendendo assim todo o município.
Na ocasião, o Prefeito Fábio Marcondes falou das benfeitorias já realizadas no bairro durante sua administração, como pavimentação, iluminação, a praça, acessibilidade, calçamento e outras benfeitorias. Ressaltou que os compromissos pendentes são a iluminação da quadra que foi construída durante seu mandato e uma futura creche, que depende totalmente de recursos do programa do governo federal ou estadual que infelizmente não estão sendo cumpridos, ocasionando, inclusive, a paralisação das obras das creches já iniciadas em outros bairros. Reforçou, ainda, a importância do aterro e que não havia possibilidade de seu fechamento imediato conforme solicitado pela população e que melhorias estão sendo feitas em atendimento as exigências técnicas do licenciamento.
O Secretário de Meio Ambiente, Portugal, também presente, salientou que quando da primeira gestão do governo Fábio Marcondes havia, sim, uma grande tendência do local ser considerado um “Lixão a céu aberto”, uma vez que o mesmo não estava devidamente adequado as normas técnica exigidas. Contudo, a administração, por meio de sua secretaria, vem cumprindo as exigências do órgão fiscalizador para a continuidade de seu funcionamento, enfatizou que “a CETESB não licencia lixões”, fecha o local e autua o município. Esclarece ainda aos moradores que melhorias contínuas estão sendo viabilizadas no respectivo local sempre visando a saúde e segurança dos moradores dentro dos critérios técnicos.
No final do encontro o prefeito convidou os presentes para uma nova reunião que aconteceu nesta manhã de segunda-feira (30) no espaço do Aterro de Inertes para in loco constatar os problemas apontados. Segundo o prefeito ambas reuniões foram muito produtivas e esclarecedoras.