Precisa solicitar o seguro-desemprego? Saiba como fazer online

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Em virtude no fechamento do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) por conta da quarentena em prevenção à covid-19, a Prefeitura Municipal de Lorena informa que os trabalhadores que precisam dar entrada no seguro-desemprego podem solicitar o benefício de forma online: pelo computador, através do portal gov.br/trabalho, ou pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital.

É importante lembrar que o benefício é concedido ao trabalhador demitido sem justa causa. O auxílio pode ser solicitado de 7 a 120 dias após a demissão. Para solicitar, é necessário ter em mãos RG, CPF, CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) e Requerimento do Seguro-desemprego – que deve ser solicitado ao empregador.

Como solicitar seguro-desemprego pelo site

  1. Acesse o site gov.br/trabalho;
  2. Efetue o cadastro e crie uma conta para obter login e senha;
  3. Acesse os serviços digitais para o Seguro-desemprego;
  4. Você terá acesso à tela serviços onde aparece a função que permite Requerer o Seguro-desemprego;
  5. Na tela seguinte, clique na função Solicitar Seguro-desemprego;
  6. Informe o número do Requerimento do Seguro-desemprego; Ele é um número de dez dígitos e está registrado no alto do formulário entregue pelo empregador após a demissão sem justa causa.
  7. Clique em localizar;
  8. Confira se as informações estão de acordo com seus dados pessoais. Leia as regras legais para habilitação ao benefício, concorde com os termos e clique em concluir;
  9. Confirme a solicitação do seu benefício;
  10. Na etapa seguinte irá aparecer a frase “Solicitação do Benefício Realizada com Sucesso” e também as informações sobre o seu benefício, como a quantidade e o valor das parcelas, e as respectivas datas de pagamento previstas para saque nos canais de pagamento.

Como solicitar seguro-desemprego pelo aplicativo

  1. Baixe o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”, disponível para Android ou IOS;
  2. Faça o cadastro no portal gov.br e adquira “login” e senha;
  3. Na tela seguinte, você poderá visualizar as últimas anotações da sua Carteira de Trabalho. Clique em  “Benefícios”, para ser direcionado para ao Seguro-desemprego;
  4. Utilize o comando Solicitar na aba do Seguro-desemprego;
  5. Digite o número do Requerimento de Seguro-desemprego;
  6. Confirme as informações e clique no comando avançar ao final da tela;
  7. Na nova tela, serão apresentadas as informações relativas ao contrato de trabalho encerrado, em que constam número do CNPJ, o cargo declarado pelo empregador, a quantidade de meses trabalhados na empresa, as datas de admissão e dispensa e o motivo da dispensa (sem justa causa) e qual a média dos últimos 3 salários recebidos;
  8. Leia e concorde com as informações antes de clicar em confirmar;
  9. O aplicativo irá trazer informações sobre o processamento do seu benefício. Caso tenha direito ao seguro, você irá visualizar a quantidade de parcelas, com as respectivas datas de pagamento previstas para saque nos canais de pagamento.

Vale ressaltar que a liberação da primeira parcela ocorre 30 dias após o cadastro da solicitação no sistema.

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