Jovens de todos os estados do Brasil se conectaram durante o isolamento social para realizar mais de 550 atividades de impacto no calendário oficial da ONU
No dia 12 de Agosto é celebrado o Dia Internacional da Juventude, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma celebração anual do papel essencial dos jovens para gerar mudanças e também aumentar a conscientização sobre os desafios e problemas enfrentados pela juventude mundial.
Este ano, o tema escolhido pelas Nações Unidas é “Engajamento Jovem para Ação Global”, que propõe um debate sobre a importância da participação do jovem em organizações a nível local, nacional e internacional. No Brasil serão realizadas mais de 550 atividades em todos estados, organizadas por jovens de 15 a 29 anos e organizações juvenis. Todas as atividades serão no formato online como webinars, debates, hackatons, podcasts, aulas abertas, doações e desafios e acontecem entre os dias 5 e 19 de Agosto.
Em Lorena as atividades são realizadas pelo COMJUV Lorena. O conselho integra uma rede de parceiros e de entidades que realizam eventos em torno desta data. Até o momento são 3 diferentes ações:
- A primeira foi a reunião celebrativa do conselho, que aconteceu na terça-feira (11/08) via Google Meet;
- Nesta quarta-feira (12), em parceria com os Salesianos de Dom Bosco, acontece a “Live Por Eles: Engajamento Jovem para a redução das desigualdades”, na página do COMJUV Lorena, no Facebook
- Além disso, a divulgação de um podcast especial sobre as juventudes brasileiras e o engajamento a nível local, nacional e global.
Importante frisar que todas as atividades no Brasil se relacionam a um dos pilares do Estatuto da Juventude e entre os temas abordados nos encontros estão sustentabilidade, carreiras, protagonismo juvenil, empreendedorismo, gênero e educação.
“O maior desafio do Dia da Juventude este ano parecia ser a adaptação das atividades para o modelo online, mas nós jovens temos a tecnologia a nosso favor e o ambiente virtual acabou sendo um grande presente para todos nós. O Brasil tem uma pluralidade de Juventudes que é refletida na temática dos eventos e o formato online permite que um jovem de Porto Alegre participe de um debate organizado por jovens indígenas de Rondônia”, comenta Mariana Valle, cofundadora do Movimento IYD Brasil.
Sobre o COMJUV – Lorena
O COMJUV – Lorena foi criado em 2016 com o objetivo de promover a participação dos jovens na construção de uma sociedade em que sua voz seja ouvida, por meio da elaboração e execução de políticas públicas e da criação de espaços que proporcionem bem-estar e vida social sadia. O conselho é composto por 12 membros, sendo 1/3 do poder público, nomeados pelo prefeito, 1/3 de instituições e coletivos que atendem a juventude, e 1/3 da sociedade civil (jovens entre 15 a 29 anos residentes em Lorena)
Saiba mais: COMJUV – Lorena
Sobre o movimento IYD Brasil
O movimento IYD Brasil é organizado por jovens para inspirar, engajar e apoiar jovens na realização de atividades de impacto no dia 12 de Agosto, o Dia Internacional da Juventude criado pela ONU. O IYD Brasil conta com mais de 120 voluntários em todos os estados brasileiros e, desde 2019, e trabalham em rede, articulando organizações juvenis para alcançar as distintas juventudes do Brasil
Acesse o mapa e conheça as mais de 400 atividades realizadas no Dia da Juventude: http://bit.ly/mapaiyd2020
Acesse o site do IYD Brasil: www.iydbrasil.com.br