A vacinação contra a Covid-19 continua imunizando centenas de lorenenses por dia. Essa imunização só é concluída com a aplicação de duas doses, com intervalos que variam de vacina para vacina.
Um dos maiores problemas que têm sido enfrentados, não só em Lorena, mas em todo o estado, é o fato de que quem toma a primeira dose não tem comparecido para tomar a segunda.
Por hora, a cidade de Lorena conta com vacinas de três laboratórios, sendo a Coronavac (intervalo de 21 a 28 dias), a vacina de Oxford/AstraZeneca (intervalo de 12 semanas) e a vacina da Pfizer/BioNTech (também 12 semanas de intervalo).
A Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) e a Sociedade Brasileira de Virologia (SBV) formularam uma nota de alerta, explicando a importância de se tomar a segunda dose da vacina, e tomá-la no prazo correto.
Basicamente, o documento conclui que quando a pessoa não completa o ciclo vacinal, tomando apenas uma dose, não completa a imunização, estando mais propensa a ser infectada pelo vírus.
Hoje, das vacinas contra a Covid-19 disponíveis no Brasil, apenas a da Janssen é aplicada em dose única, e ainda não foi utilizada em Lorena.
Fique atento aos intervalos: no cartão de vacinação, recebido no dia da aplicação da primeira dose, há a data em que se foi vacinado e a previsão de quando será aplicada a segunda dose, respeitando o tempo determinado pelo fabricante.
O Ministério da Saúde reforça que mesmo a população estando vacinada, ainda será necessário manter as medidas de prevenção à infecção, pois a vacinação não reduz a taxa de transmissão do vírus.
O documento da SBI e SBV na íntegra está disponível pelo link: https://cutt.ly/qnLAtpD.
#lorenanaopara #vacinacao #xôcorona #tomeasduasdoses #imunização #governodeoportunidades