Alunos de Lorena desenvolvem paródias em sala de aula

0

As aulas de português de 48 alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Belarmina Fernandes Borges, em Lorena, estão com um ar mais poético. Por meio de paródias, eles vêm desenvolvendo o gosto pela leitura e escrita de forma lúdica e prazerosa.

O projeto ‘Paródias da Belarmina’, desenvolvido de forma multidisplinar nas aulas de português e informática, leva a esses jovens a música popular em suas características, sua sensibilidade e recursos de linguagem poética.

O trabalho consiste em desenvolver a linguagem oral e a escrita, criatividade, interpretação, raciocínio lógico e trabalho em grupo.
As diferentes leituras de gêneros musicais proporcionam ao aluno uma vivência nova, por meio da riqueza de informações que elas contêm.

Os professores explicam que os alunos apresentam grandes dificuldades na forma de expressar seus sentimentos, daí a necessidade de conhecer melhor a linguagem musical como possível recurso didático no processo de ensino e aprendizagem.

O trabalho é desenvolvido em duas partes: nas aulas de português, em que os alunos escolhem a música que irão trabalhar e iniciam o processo de criação da paródia; e no Laboratório de Informática, onde eles podem utilizar o programa Impress, do sistema operacional Linux, para construir sua versão, inserir imagens, música e animações no slide.

Após esse processo, eles irão criar CDs com as paródias feitas durante o desenvolvimento do projeto.

Muitos dos estudantes não possuem acesso a computador e internet diariamente em casa, pois moram em locais de difícil acesso tecnológico. O trabalho tem sido uma forma de melhorar a socialização entre os alunos.

Share.

Comments are closed.