Priorizando as políticas de Assistência Social, Prefeitura assina convênios com instituições da cidade para o ano de 2014

A Prefeitura de Lorena efetivou nesta sexta-feira (29), na Casa da Cultura, a assinatura de 21 convênios com nove instituições sociais da cidade, para execução dos trabalhos a ser iniciada em 2014, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS).

Estiveram presentes o prefeito Fábio Marcondes, a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Zeila Pozzatti, a Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Claudia Diniz Marcondes, o Chefe de Gabinete, Luiz Fernando Romeiro, representantes das instituições conveniadas (Abrigo Maria de Nazaré, ADBPAR, PROVIM, Vila Vicentina, Aldeias Infantis, SOS, APAE, CECCI, Cemari), além de vereadores.

O prefeito Fábio Marcondes enfatizou as conquistas da SADS. Ele avaliou que o trabalho vem alcançando sucesso porque foi feito um eficiente diagnóstico, permitindo aplicação correta dos recursos, conforme as necessidades reais.

Fábio Marcondes informou terem sido destinados à assistência social 4% (quatro por cento) do orçamento do município, bem acima dos 2,8% que eram aplicados até o final do ano passado.

Ao todo, o montante repassado pela prefeitura às instituições por meio dos convênios foi de R$ 1.628.568,00 (um milhão, seiscentos e vinte e oito mil, quinhentos e sessenta e oito), somados aos recursos estaduais de R$ 308.000,00 (trezentos e oito mil).

O prefeito foi enfático ao dizer que a atual administração tirou a SADS da crise em que se encontrava.

Prefeito

Contas e avanços. As entidades foram instruídas em relação aos principais procedimentos para a prestação de contas a ser apresentada por eles, para posterior continuidade dos trabalhos.

A secretária Zeila Pozzatti falou sobre os projetos que foram agregados, como os convênios com o Aldeias Infantis SOS, para abrigar crianças e adolescentes num modelo inovador, e com o Centro Social ADBPAR — Assembleia de Deus do Pará, de assistência a moradores de rua, dentre outros.

Segundo Pozzatti, a assinatura dos convênios é a culminância de um ano muito produtivo e de grandes avanços, com a reestruturação dos trabalhos, retomada de projetos pendentes e início de trabalhos não existentes.

Destacou, ainda, que as ações para adequar-se à legislação, o bom relacionamento com as instituições e a parceria entre elas são um marco para a assistência social no município. O constante aperfeiçoamento e capacitação da equipe de trabalho é um dos pontos que a secretária defende e pretende dar sequência.

Futuro. “Passamos o ano com uma tranquilidade maior, estamos no caminho da profissionalização, visando o bem comum, com a missão de contribuirmos para a construção de uma cidade melhor”, afirmou o Ir. Marcelo Oliveira, do PROVIM, dizendo, também, que as entidades têm trabalhado em rede, ou seja, colaborando umas as outras.

Desde o primeiro convênio assinado, os recursos vêm sendo repassados pontualmente às entidades, garantindo uma maior segurança na execução dos trabalhos, melhores condições de planejamento e, consequentemente, incrementando a qualidade do trabalho oferecido à população.

Com essas medidas, Lorena dá passos importantes em direção à criação de políticas de assistência social para melhorar a segurança das instituições e dos assistidos quanto à continuidade dos serviços prestado, visto a SADS estar se adequando aos requisitos da legislação.

Assinatura