Prefeitura de Lorena e UNISAL lançarão Cartilha de Direitos Humanos para Pessoas com Deficiência

A Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer de Lorena (SEJEL), e o Programa de Mestrado em Direito do UNISAL, lançarão, no próximo dia 11, a Cartilha Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 10% da população mundial – 650 milhões de pessoas – vivem com algum tipo de deficiência.

A cartilha, de 11 páginas, traz um panorama sobre as conquistas das pessoas com deficiência no tocante às leis sobre Educação, Cultura, Lazer, Transportes, Trabalho, reserva de vagas em estacionamentos, entre outros pontos. Em todos eles, os direitos são embasados por leis, pela declaração da Assembleia Geral das Nações Unidas, de 1975 e Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência de 03 de maio de 2008.

O lançamento será às 18h30, na quadra coberta do Centro Social Urbano (CSU).

Esta é mais uma iniciativa da qual a SEJEL participa em prol dos Direitos Humanos como um todo e também no que diz respeito aos idosos.

Em outubro deste ano, também em parceria com o UNISAL, foi lançada a Cartilha Direitos Humanos dos Idosos, com todas as diretrizes para que pessoas com de 60 anos ou mais tenham suas demandas atendias.

E especificamente para este público, a Prefeitura de Lorena, por meio da SEJEL e do Fundo Social de Solidariedade, tem se empenhado para dar o apoio necessário ao bem estar dessas pessoas, tendo o trabalho alcançado um dos seus momentos mais marcantes durante os Jogos Regionais do Idoso, em setembro deste ano, em Taubaté. Em meio a outras 23 cidades, Lorena terminou na sexta colocação geral.

Não apenas o resultado do torneio conta pontos, mas, principalmente, o suporte dado pela prefeitura para que os 74 integrantes da delegação pudessem participar com dignidade, tendo garantidos transporte, alimentação, hospedagem, além dos treinamentos e atividades de lazer, disponibilizados pela SEJEL e pelo Fundo Social.

Clique aqui e confira a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência.