Na manhã de hoje, 6 de dezembro, o Núcleo de Gestão Integrada (NGI) da Mantiqueira e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em parceria com a Prefeitura de Lorena, reinauguraram a Floresta Nacional de Lorena (Flona). Esta importante unidade de conservação foi revitalizada, celebrando hoje seus 100 anos de existência.
A Flona é um museu vivo da política pública de uso dos recursos florestais, da conservação de um dos poucos remanescentes da Mata Atlântica numa das regiões mais desenvolvidas e habitadas do país, da aviação nacional e da dinâmica de uso do solo e ciclo econômico no Vale do Paraíba.
Essa história centenária começou em 1923, quando um Campo de Sementes foi trazido para Lorena. Desde então, a unidade já teve diversos nomes, como Horto Florestal, Estação Florestal de Experimentação, Estação Experimental Dr. Epitácio Santiago, passando a chamar-se Flona em 2001, sob a gestão do IBAMA. Desde 2007, é gerida pelo ICMBio.
Amanhã, 7 de dezembro, a Flona abre suas portas ao público de cara nova. Ela recebeu serviços como a revitalização do prédio da sede administrativa, dos banheiros públicos, da pequena ponte que dá acesso às áreas de lazer e à capela, das áreas verdes na Vila Funcional, além da recuperação do gradil frontal e dos portões de entrada, a restauração de toda a rede elétrica e melhorias na iluminação do ambiente, instalação de nova sinalização interna e o tratamento dos acessos às trilhas, com o trator da Prefeitura.
Isso foi fruto de uma parceria da Prefeitura de Lorena, por meio das Secretarias de Manutenção e Serviços Municipais, Comunicação, Meio Ambiente, Turismo e Trânsito e Transportes, com o NGI Mantiqueira e o ICMBio, além do apoio da Câmara Municipal, de lideranças comunitárias, instituições e outros colaboradores.
O ambiente permite caminhadas leves, recantos para lanche, visitas escolares, passeios ciclísticos, percursos de trilhas curtas e longas, além da frequência comunitária à capela de São José todos os domingos, a partir das 16h30.
Há também espaço para atividades esportivas e área de lazer, com o Circuito Funcional para crianças e famílias.
Na cerimônia, compuseram a mesa de autoridades o Gerente Geral do NGI Mantiqueira, Fábio André Faraco; o Prefeito Municipal, Sylvio Ballerini; o Vice-Prefeito, Humberto Ballerini; o Cap. André Santos, representando o 5º BIL; os Secretários Municipais Juliana Barbosa, de Turismo, Lucas Mulinari, de Manutenção e Serviços Municipais, e Samuel de Melo, de Meio Ambiente; e o Vereador Adilson Sampaio, representando a Câmara Municipal.
Destaque para a presença do Analista Ambiental do ICMBio, Prof. Luiz Sergio Sarahyba, que coordenou o evento e também discursou.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, representantes de entidades de Lorena e região, Secretários Municipais, colaboradores da Prefeitura, alunos das EM Prof.ª Leda Maria Bilard de Carvalho, EE Arnolfo Azevedo e EM Elizabeth Aparecida Pinto, bem como moradores do bairro e entorno.
A Banda do 5º BIL executou os hinos nacional e de Lorena, além de outros repertórios.
Formatura
Ao final do evento, também houve a entrega de certificados aos alunos que realizaram o curso de Garçom, promovido pela Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Juventudes, em parceria com o instrutor voluntário Samuel Ribeiro, conhecido como Samuka, que também é líder comunitário do bairro do Horto. As aulas foram ministradas por ele e pela assistente Cássia Aparecida Godoy, visando a inserção de jovens de 15 a 24 anos no mercado de trabalho.