A área Social é prioridade em Lorena!

A Prefeitura Municipal tem investido em diversas obras e serviços para melhor atender a quem mais precisa. Até o final de 2023, foram aplicados mais de R$ 7,5 milhões no setor social, valor 119% maior que o investido em 2020, quando foram aplicados cerca de R$ 3,4 milhões na área.

Ao todo, são oferecidos atualmente cerca de 1700 atendimentos por mês, num total de 19 programas da política de assistência social, em parceria com 11 instituições do terceiro setor conveniadas.

Dessa forma, são garantidas ações tanto na proteção social básica, por intermédio dos CRAS 1 e 2 e das instituições parceiras, como na proteção social especial no CREAS, que abrange os seguintes públicos: crianças e adolescentes, famílias, mulheres, pessoas com deficiência, pessoas idosas, adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e população em situação de rua.

Além dos serviços ofertados diretamente na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social com os benefícios eventuais, também são oferecidos os serviços do Centro de Referência em Assistência Social (CREAS), com cerca de 200 atendimentos mensais e acompanhamentos familiares; dos dois Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CRAS I e II), com cerca de 800 atendimentos mensais e acompanhamentos familiares nos bairros do município; do Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI), com 130 idosos frequentes; da Central de Medidas Alternativas (CPMA), que atende os egressos do sistema prisional; e do Posto de Atendimento do Cadastro Único e Vigilância Socioassistencial, que atende cerca de 2000 pessoas por mês.

Em 2023, após funcionarem mais de 12 anos em instalações precárias, os CRAS I e II, bem como o imóvel onde funciona o Cadastro Único, ganharam um novo endereço, em locais com maior conforto e segurança, para melhor atender a população.

Além disso, em breve, será inaugurada a Casa SP Afro Brasil. A unidade, que é a única no Vale do Paraíba, tem como objetivo ser um centro de difusão da equidade racial, mas também de proteção e de preparação das comunidades negra e quilombola.

Também funcionam no município importantes programas, como a Frente de Trabalho Municipal, que permitiu a contratação de 200 bolsistas para atuação nos órgãos públicos e realização de cursos de capacitação profissional, visando a inserção no mercado de trabalho; e o Viva Leite, que distribui mensalmente cerca de 14 mil litros de leite a 960 crianças beneficiárias, em parceria com o Estado.

Outra ação realizada pela Prefeitura é a entrega de cerca de 10 mil cestas básicas por ano às famílias atendidas pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, número 300% maior que o registrado no início de 2021, quando eram entregues em torno de 2500 cestas por ano.

Viu só? Os investimentos na área social não param! A Prefeitura Municipal segue trabalhando para promover uma cidade cada vez mais acolhedora e atenta às necessidades de quem mais precisa.