Lorena é referência em saúde no Vale do Paraíba

A Saúde de Lorena está cada vez melhor. Os investimentos na área, por ano, cresceram mais de 59%, passando de R$ 92 milhões, em 2020, para mais de R$ 147 milhões, em 2023, entre recursos municipais, estaduais e federais. Todo esse investimento gera frutos, trazendo mais qualidade de vida e de atendimento para a nossa população.

Para a Santa Casa, foram repassados mais de R$ 165 milhões, entre janeiro de 2021 e abril de 2024. Neste período, foram realizados mais de 49 mil procedimentos, entre consultas de especialidades e exames como Raio-X, colonoscopia, endoscopia e mamografia, além dos atendimentos de urgência e emergência e outros serviços.

Na Atenção Básica, que é a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS), são realizados atualmente cerca de 19.703 atendimentos por mês, em todas as UBSs e ESFs, entre serviços médicos, de enfermagem ou procedimentos individualizados. Também foi registrado um aumento de 114% no número de pessoas cadastradas no setor, passando de 29.405 inscritos, em janeiro de 2021, para 62.826, até dezembro de 2023.

Além disso, por meio de contratos com instituições terceirizadas, são realizados mais de 24 mil procedimentos e exames por ano, tais como sessões de equoterapia, atendimentos para pessoas com Transtorno do Espectro Autista, exames como ultrassonografia, tomografia e radiografia, entre outros. A cidade registrou, até o final de 2023, um aumento de, em média, 103% na oferta desse tipo de serviço para a população, em comparação a 2021.

Por meio da Vigilância Epidemiológica, foram aplicadas mais de 20 mil doses de imunizantes, em 2023, e as salas de vacinas foram equipadas com câmaras frias, para melhor conservação das doses. Foi registrado um aumento de cerca de 76% nas ações de combate às arboviroses, como a dengue, na comparação entre 2023 e 2021. Além disso, a VE também realiza, todos os anos, ações de conscientização sobre hanseníase, HIV, sífilis, Aids, HPV, hepatite, combate às violências, entre outros temas, bem como simpósios, capacitações e atualizações para os profissionais de saúde e ações educativas sobre saúde em escolas e empresas.

O desempenho do município no programa Previne Brasil, do Governo Federal, também foi excelente neste período. Lorena foi uma das melhores cidades do Vale do Paraíba no Indicador Sintético Final (ISF), obtendo o índice de 8,45 no 3º quadrimestre de 2023, número 93% maior que o registrado no 1º quadrimestre de 2020, quando a cidade obteve a nota 4,38.

Vale destacar que, além da melhora na qualidade dos serviços em saúde oferecidos e da saúde municipal como um todo, a Prefeitura Municipal também tem investido em obras que visam melhorias estruturais, como a reforma das UBSs e ESFs e a construção de uma nova unidade de saúde na Vila Passos. Também são realizadas formações com foco na capacitação dos profissionais de saúde, por meio de palestras, simpósios, reuniões para análise crítica dos serviços oferecidos, entre outros eventos da Secretaria.

O intuito é sempre oferecer um atendimento de qualidade, que possa suprir a demanda da população, tanto na zona urbana como na rural.