A cultura de Lorena não para!

A Prefeitura Municipal segue investindo no resgate da cultura lorenense, valorizando nossos artistas, as produções locais, o artesanato e as festas tradicionais da nossa cidade.

E por falar em festa, o ano já começa com as atrações do Guaypacareta, um pré-carnaval que prepara a cidade para o Lorena Folia, em fevereiro. O Carnaval reúne diversos shows, matinês, concurso de fantasias e o tradicional Desfile das Escolas de Samba, que foi resgatado em 2024, após 8 anos sem ser realizado.

Em abril, acontece a FLLOR – Festa Literária Lorenense. O evento teve sua 1ª edição em 2024, trazendo diversos espaços temáticos, palestras, shows, artesanato e outras atividades, visando valorizar nossa literatura, história e cultura locais.

Logo em seguida, em maio, acontece a LorenVale, que visa valorizar a cultura do Vale do Paraíba, trazendo shows, manifestações culturais, gastronomia, artesanato e muitas outras atrações para a Praça Dr. Arnolfo de Azevedo.

Para os roqueiros de plantão, a Prefeitura também realiza o Big Rock, evento que teve sua 1ª edição entre maio e junho de 2024. A festa traz diversos shows de rock, exposição de carros antigos, além de foodtrucks, cinema ao ar livre, artesanato e muito mais.

Ainda em junho, o Festival de Outono vem para aquecer os corações, trazendo o melhor da gastronomia regional, diversos shows e atrações, e aquele clima especial que só o outono tem.

E, antes do mês acabar, Lorena comemora o tradicional arraiá no Mercado Municipal, com muita música, comidas típicas e artesanato.

Em julho, o Adora Lorena movimenta a cidade, atraindo fiéis de toda a região, com shows de grandes nomes da música gospel e outras atrações.

Em agosto, a Festa da Padroeira de Lorena, Nossa Senhora da Piedade, reúne diversas atrações na Praça, além de uma vasta programação religiosa na Catedral. Com duração média de 10 dias, encerrando-se sempre no dia 15 de agosto, o evento é recorde de público, atraindo turistas de toda a região.

O Desfile Cívico de 7 de Setembro também é um marco em Lorena. A celebração do Dia da Independência do Brasil reúne centenas de estudantes das escolas municipais, os militares do 5º BIL, membros de diversos setores da Prefeitura e de instituições da cidade, além de atrair um grande público para a Avenida Targino Vilela Nunes.

No início de outubro, a Festa das Nações traz diversas apresentações culturais e atrações gastronômicas temáticas para a Praça. O evento é uma celebração à diversidade cultural de vários países, muito bem representados por grupos e entidades da nossa cidade e região.

Em 12 de outubro, o Dia das Crianças na praça é pura diversão! Há diversos brinquedos, brincadeiras, distribuição de pipoca e algodão doce, apresentações voltadas para o público infantojuvenil e muito mais.

Em 14 de novembro, celebra-se o Aniversário de Lorena. As festividades começam dias antes, com a realização de atos cívicos, shows e outras atividades, atraindo um grande público para a Praça Dr. Arnolfo de Azevedo.

E, para encerrar o ano, as ruas e a Praça do Centro recebem a decoração e iluminação natalinas, preparando o clima e o cenário perfeito para as festividades do Natal Iluminado na cidade. São mais de 10 dias de evento, com diversos shows e apresentações culturais, DJ, gastronomia, artesanato e a tradicional Parada de Natal.

Todas as festas celebram a tradição e a cultura lorenenses, e enriquecem ainda mais as manifestações populares da nossa cidade. A Prefeitura segue trabalhando pelo setor cultural!