Lorena conquista expressiva pontuação no Programa Município Verde Azul

Na última semana (dia 10), o Secretário de Meio Ambiente de Lorena, Willinilton Portugal, e o Subsecretário Vanderlei Siqueira, estiveram no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, na premiação do Programa Município Verde Azul 2013, promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

O programa conta com 10 diretivas, em que os municípios concentram seus esforços para desenvolvimento da agenda ambiental: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

Lorena obteve pontuação significativa em relação aos municípios do seu entorno, no Vale do Paraíba, se destacando em seus projetos de licenciamento e fiscalização ambiental, regularização do aterro de resíduos sólidos da construção civil, coleta seletiva, recuperação das nascentes do Ribeirão Mandi, educação ambiental, cumprimento dos TACs – Termo de Ajustamento de Conduta e PRADs, Plano de Recuperação de Áreas Degradas com o Ministério Público, entre outros.

Estiveram presentes no evento o Governador do Estado, Geraldo Alckmin, e o Secretário de Meio Ambiente do Estado, Bruno Covas.

O que é. Lançado em 2007, o Município VerdeAzul é um programa ambiental inovador, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, cujo objetivo é ganhar eficiência na gestão ambiental por meio da descentralização e valorização da base da sociedade.
O programa visa estimular e capacitar as prefeituras a implementarem e desenvolverem uma agenda ambiental estratégica.
Ao final de cada ciclo anual é avaliada a eficácia dos municípios na condução das ações propostas na agenda. A partir dessa avaliação, são disponibilizados recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição-FECOP, controlado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

Confira o ranking completo: http://www.ambiente.sp.gov.br/municipioverdeazul/files/2011/11/Municipio-verdeazul-TABELA-FINAL.pdf