Prefeitura inaugura novo prédio da creche do bairro Santa Edwiges

Em 1º de outubro, a Prefeitura Municipal de Lorena, por meio das Secretarias de Obras e Planejamento Urbano e de Educação, inaugurou o novo prédio do Centro Municipal de Educação Infantil Irmã Irene Augusto, no bairro Santa Edwiges. A unidade, localizada na Rua Teófilo de Freitas Castro Júnior, agora conta com um espaço mais amplo, mais moderno e com capacidade para 150 alunos de 6 meses a 5 anos de idade.

Os CMEIs são espaços voltados para o atendimento educacional e cuidado de crianças pequenas, até os 5 anos de idade, fundamentais para garantir seu desenvolvimento nessa etapa. Neles, a criança recebe estímulos e oportunidades de aprendizado, cria uma rotina de hábitos saudáveis, ganha novas experiências e desenvolve o convívio social, além de ter acesso a uma rede de cuidados enquanto seus pais estão no trabalho ou cumprindo outros afazeres. Atualmente, Lorena conta com 11 CMEIs, incluindo a unidade do Santa Edwiges.

Estiveram presentes na cerimônia e discursaram o Vice-Prefeito Municipal, Humberto Ballerini; a Reitora do Unifatea, Irmã Célia Regina Querido; a Secretária de Educação, Sônia Aquino; a Secretária de Obras e Planejamento Urbano, Rosana Reis; o Secretário de Manutenção e Serviços Municipais, Lucas Mulinari; a Vice-Gestora do CMEI, Thais Nogueira; e o Padre Thales Nogueira, que fez o uso da palavra e proferiu uma benção sobre o novo espaço.

A inauguração também contou com a apresentação do Coral Guaypacaré, sob a regência do Professor Rafael Ribeiro. O Coral é composto pelos alunos do Programa de Ensino Aluno em Tempo Integral (PEATI) das escolas municipais Padre João Renaudin de Ranville e Governador Mário Covas, e trouxe um repertório da cultura Yorubá e músicas populares de Titãs e Tim Maia. Os alunos da EM Santa Edwiges também estiveram presentes e acompanharam a execução dos Hinos Nacional e de Lorena.

Também estiveram presentes diversos Secretários Municipais; a Comandante da Guarda Civil Municipal, Carla Pavanetti; o Coordenador Geral da Obra Social São Luís, Rogério Lima; a Diretora do CEI Mamãe Margarida, Thalita Marçal; gestores, vice-gestores e profissionais de educação das escolas municipais e do CAAPEL; a imprensa local e a população.

Histórico da unidade:
O antigo espaço, localizado na Rua Jovino Luís dos Santos, foi fundado em 1990, pela Comunidade de Santa Edwiges. Chamado de Creche-Escola Municipal Santa Edwiges, passou para a administração municipal em 1991, tornando-se um Centro Municipal de Educação Infantil e recebendo o nome da saudosa Irmã Irene Augusto.

Até então, a creche atendia a 82 alunos do Berçário I ao Maternal II, exclusivamente em período integral, com um quadro de 11 funcionários, 6 professores e uma vice-gestora. A ampliação foi fruto de um estudo da Prefeitura para suprir a demanda do bairro e entorno, representando um aumento expressivo na oferta de vagas em creche na cidade.

A construção da unidade esteve paralisada desde 2017, sendo retomada pela Prefeitura em setembro de 2022. Além dela, outra creche do mesmo padrão está sendo finalizada na Vila dos Comerciários II, com recursos da Prefeitura de Lorena e de um convênio com o Governo Federal, e será entregue em breve.

Sobre a homenageada:
Nascida em 18 de abril de 1917, em São Paulo capital, Irene Augusto foi uma Irmã Salesiana, filha de Maria Auxiliadora, que viveu e trabalhou por 38 anos no Instituto Santa Teresa, em Lorena. Foi na Comunidade de Santa Edwiges que ela construiu sua história: fundou a Obra Social Santa Edwiges e a Creche que hoje leva seu nome. Faleceu em Lorena, em 23 de fevereiro de 2006, deixando um legado de perseverança e amor ao próximo.