Prefeitura de Lorena lança cartilha online de prevenção a desastres, complementando trabalho pioneiro na região

Antecipando-se a possíveis imprevistos causados pelas chuvas, a Prefeitura de Lorena desenvolveu, ao longo de 2013, uma série de ações para evitar e minimizar danos causados por inundações, alagamentos e outras ocorrências comuns nesta época do ano. E agora lança uma cartilha online com dicas importantes para evitar acidentes, não apenas em caso de tempestades, com raios, inundações e alagamentos, mas também em incêndios e no uso de botijões de gás. (clique aqui e leia a cartilha).

Com relação ao que mais preocupa o Poder Público e a população neste período do ano – as enchentes – a dificuldade de escoamento da água em alguns pontos da cidade e o entupimento de galerias eram fatos comuns que contribuíam para agravar a situação.

O problema ainda não foi completamente resolvido, tendo em vista a falta de ação neste sentido nos últimos anos, acarretando um grande passivo que está sendo solucionado gradativamente.

Foram feitas diversas intervenções para reduzir ao máximo os transtornos e, consequentemente, os prejuízos.

Lorena está mais limpa. Em vários bairros, a Secretaria de Serviços Municipais, Agricultura e Desenvolvimento Rural removeu lixo de terrenos baldios.

Também foram executados desentupimento de caixas de águas pluviais, reforma de recipientes danificados, troca de manilhas, melhorias na pavimentação, estruturação de muros de arrimo, limpeza de córregos e valetas e instalação de réguas para monitoramento do nível de água de rios.

A Defesa Civil está melhor equipada, com novo veículo e rádio comunicador, que serve também a Guarda Municipal.

Ineditismo. Um dos marcos do primeiro ano da atual gestão foi a elaboração do Plano Preventivo de Combate a Enchentes PPCE, projeto pioneiro na região, que conta com a integração de diversas secretarias municipais para apoio à população em casos de emergência, objetivando a prevenção por meio do monitoramento.

O grupo de diretrizes técnicas e operacionais do PPCE é formado pelos seguintes órgãos, com os respectivos coordenadores: Secretaria de Planejamento (Marcos Anjos), Gabinete do Prefeito (Luiz Fernando Romeiro Reis), COMDEC (Darcy de Lima); Secretaria de Meio Ambiente (Willinilton Portugal) e TI.

Parceria. Toda a estrutura que a prefeitura montou, no entanto, não substitui a importância da colaboração dos moradores.

As formas mais eficientes de ajudar e evitar problemas são pequenas ações, como não jogar lixo nas ruas e ajudar a fiscalizar, denunciando quem comete este crime ambiental.

Importante também atentar para as orientações transmitidas pela prefeitura nos momentos de chuva.

Em caso de enchentes, evite transitar em ruas alagadas e certifique-se se há rachaduras em sua casa ou algum comprometimento da estrutura.

Ballet

Caso isso aconteça, entre em contato com a Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros. Outros procedimentos importantes estão na cartilha.