Para garantir a preservação ambiental no local onde está sendo feito o desassoreamento do Rio Mandi, a Secretaria do Meio Ambiente de Lorena acompanha de perto os serviços, executados, desde a última quinzena do mês de dezembro, pela Secretaria de Serviços Municipais, Agricultura e Desenvolvimento Rural.
Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Willinilton Portugal, o trabalho em conjunto visa zelar pela Área de Preservação Permanente (APP) existente no local, evitando que exageros sejam cometidos, comprometendo a área nativa e ribeirinha às margens do rio.
O desassoreamento tem o intuito de melhorar o escoamento de água nos períodos chuvosos, evitando, dessa maneira, o transbordamento em locais mais propícios a alagamentos.
Para garantir que os alagamentos não ocorram, é necessário, além dos serviços realizados pelas secretarias, o apoio da população.
Com simples atitudes, como não jogar lixo em avenidas, ruas e beira de rios, Poder Público e população podem, juntas, minimizar os riscos de enchentes.
Portugal lembra ainda que, jogando o lixo em locais indevidos, com as fortes chuvas, o material despejado é carreado até ribeirões e boca de lobos, dificultando o escoamento natural das águas e causando enchentes e alagamentos.