Autoridades de Lorena conhecem o projeto Aldeias Infantis, pioneiro na cidade

Nesta quinta-feira (23), foi realizada a apresentação, pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Lorena (SADS), do Projeto Aldeias Infantis. Autoridades locais diretamente ligadas aos direitos da criança e do adolescente conheceram, no Centro de Referência de Assistência Social no Centro da Cidade (CREAS), as ações deste trabalho pioneiro na cidade.

Na ocasião, os presentes tiveram acesso às principais informações e puderam sanar dúvidas a respeito do projeto inovador, implantado em Lorena a partir do dia 19 de dezembro de 2013, e que atende, atualmente, 33 crianças, em três casas localizadas em diferentes bairros do município.

A Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Zeila Pozzatti, e o Coordenador do Projeto Aldeias Infantis, Fabiano Lourenço, explicaram o funcionamento do modelo implantado, o Casa Lar, que visa proporcionar às crianças a experiência de viver em um ambiente familiar, com a estrutura de uma família convencional, além de apoio pedagógico, psicológico, assistência social, enfim, diferente dos antigos modelos, que privavam essas crianças da assistência mais individualizada.

Zeila Pozzatti falou da necessidade de trazer para Lorena um modelo diferenciado de acolhimento e destacou a colaboração dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, além dos Conselhos Municipais, para implantar o Casa Lar.

Ftos _ 333

Mães sociais. Segundo o coordenador, dentro desses locais de acolhimento há uma “mãe social” devidamente preparada para acompanhar as crianças, com o conhecimento das leis que garantem os direitos delas, bem como dos problemas sociais e pessoais de cada menor, garantindo atenção mais profunda para cada situação.

No momento, as mães, de diferentes regiões do país, estão na cidade treinando as futuras mães lorenenses. Lourenço disse ainda que a aceitação das crianças ao novo modelo superou as expectativas e a adaptação têm ocorrido em tempo recorde.

As crianças estão matriculadas em escolas, têm acompanhamento médico e foram recadastradas em programas governamentais, desfrutando de estrutura de apoio.

Para o Poder Judiciário, trata-se de uma grande conquista de Lorena. “Fiquei empolgado com o projeto. O trabalho desempenhado por todos os envolvidos tem sido muito bem feito” garantiu o juiz José Fabiano Camboim de Lima, que acompanhou toda a transição para o novo modelo e colaborou diretamente para a implantação do mesmo.

O prefeito Fábio Marcondes ressaltou os trabalhos desenvolvidos pela SADS e a revolução que causou na assistência social do município, trazendo pra Lorena o novo modelo de acolhimento de menores, pioneiro na região e referência do Brasil para outros países.

Ftos _ 222

Estiveram presentes também a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Lorena, Maria Claudia Diniz Marcondes, o Chefe do Cartório da Infância e da Juventude, Eduardo Baltazar; as Subsecretárias da SADS, Rita de Cássia e Dayse Cavalca, o Presidente da Agência Reguladora de Serviços de Lorena, Marcos Sá; representantes dos conselhos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e Tutelar e da Adefil, Provim e Apae, instituições assistenciais.