Prefeitura adia repasse da verba de Carnaval e dá novo prazo às agremiações com documentação pendente; estrutura será reduzida para evitar desperdícios

A Prefeitura de Lorena comunica que o repasse da verba do Carnaval 2014 para as escolas de samba, que ocorreria nesta terça (28), na Casa da Cultura, foi adiado para amanhã (29), às 18h, no Gabinete,  apenas às agremiações sem entraves jurídicos.

O motivo do cancelamento foi o fato de nem todas as escolas terem regularizado a documentação exigida, conforme o acordado com a Comissão do Carnaval no ano passado, quando ocorreram as primeiras reuniões com as escolas em preparação à folia de 2014. Demonstrando transparência nos atos, a prefeitura reuniu-se por diversas vezes com os representantes das agremiações, quando deixou claro todas as exigências legais necessárias para a realização da festa, mas, nem todas cumpriram com o seu papel.

Até esta terça, prazo final dado aos carnavalescos para regulamentação da documentação e entrega da verba, apenas três escolas se adequarem às regras – Acadêmicos, Portela e Vila Nunes.  Assim, até o momento, só elas terão direito ao recurso a ser repassado amanhã.

Prazo. Mesmo tendo sido avisadas por diversas vezes, desde o ano passado, sobre a importância de regularizarem a situação, as agremiações com situação pendente ganharam um novo prazo. Elas têm até a próxima terça (04/12), às 15h, para resolver os problemas, caso queiram receber a verba da prefeitura.

Enquanto isso, para evitar gastos desnecessários, considerando que sem todas as escolas do 1º e 2º grupos o desfile seria feito em apenas uma noite, a prefeitura decidiu reduzir a estrutura para a avenida, garantindo, assim, a correta aplicação da verba pública, de acordo com a real necessidade de equipamentos, grades de proteção, entre outros itens.

Parcerias. Em 2013, para dar continuidade à equalização das finanças públicas, a fim de evitar problemas aos cofres públicos, a Prefeitura de Lorena e a Liga das Escolas de Samba firmaram um acordo para que o Carnaval fosse realizado com qualidade, porém com menos custos para o Poder Público.

As agremiações participaram de eventos realizados pela prefeitura para, assim, arrecadar recursos que serão utilizados no Carnaval.

Um exemplo foi a Festa das Nações, em setembro, quando as escolas tiveram direito a uma barraca para vender alimentos. Outra ação para a arrecadação de verba foi a decoração de Natal da cidade, criada pelos carnavalescos e pela qual elas também receberam verbas para a folia deste ano.