Prefeito de Lorena ressalta projetos previstos para 2014 em primeira reunião da Câmara de Vereadores

O Prefeito de Lorena, Fábio Marcondes, participou nesta segunda (03) da primeira sessão plenária da Câmara Municipal. Na ocasião, como representante do Executivo, ele recebeu do Legislativo um cheque simbólico, no valor de R$ 246,708 mil, referente à verba não utilizada pela casa de leis em 2013.

O recurso será destinado à Santa Casa de Misericórdia, após apresentação por parte desta de um projeto com detalhamento de como e em que o recurso será aplicado. “A única maneira de passar um dinheiro excedente é com um projeto”, afirmou o prefeito, destacando sua confiança na gestão da entidade.

No ano passado, a prefeitura repassou cerca de R$ 20 milhões à Santa Casa e ao Pronto Socorro, valor que vai alcançar R$ 24 milhões em 2014.

Em sua explanação aos vereadores, o prefeito salientou as inúmeras ações previstas para 2014 por parte da prefeitura, como a reforma do Mercadão, melhorias em vários bairros, entre outros, sempre contando, afirmou, com a parceria da Câmara no tocante à aprovação de leis e ações em benefício da população.

Durante a sessão também foi anunciado o novo líder do governo no Legislativo – vereador Bruno Camargo Eduardo.

Câmara

Carnaval e comissão. Em entrevista a jornalistas, o prefeito falou do Carnaval de 2014 em Lorena. Ele lembrou que uma falha na descrição dos equipamentos que serão usados na festa está sendo corrigida para finalizar a abertura do processo de licitação.

A festa vai acontecer, porém, com estrutura menor. Isso porque, no momento, não está garantida a presença de todas as escolas, já que muitas não entregaram a documentação exigida para o recebimento de verba da prefeitura. “Eu não acho justo gastar dinheiro público para por uma arquibancada para quatro horas de uma noite. Tiramos para baratear”, ressaltou Fábio Marcondes.

Sobre as declarações a respeito do fato de um dos irmãos do prefeito ser Presidente da Comissão de Carnaval, Fábio Marcondes esclareceu não se tratar de nepotismo, como afirmam, porque Benedito Marcondes não recebe remuneração para desempenhar tal função. “Nenhuma verba passa pela Comissão de Carnaval”. Ele lembrou que o irmão tem utilizado veículo próprio, pagando pela gasolina, para resolver questões ligadas à Comissão.

Mercadão. “No dia 24 agora é a licitação do Mercadão, orçado em R$ 3,2 milhões, com recursos próprios da prefeitura”, garantiu o prefeito, que estima o início das obras no final de março.

Parque das Rodovias. A respeito do questionamento de um jornalista sobre a situação de moradores de uma área invadida ilegalmente no Parque das Rodovias, uma pendência jurídica que se arrasta desde a administração passada, o prefeito explicou que o caminho é desapropriar o terreno. “Não conseguimos chegar a um valor de mercado”, disse ele, lembrando que por ser uma invasão, é complicado determinar uma quantia.

Secretariado. O prefeito também explicou o motivo da troca do Secretário de Segurança, tratando-se de uma mudança de perfil administrativo para que a Guarda Municipal adquira uma postura menos militar e mais civil. O prefeito ressaltou o bom trabalho desempenhado por José Ernesto de Oliveira e anunciou que Benedito Donizete Rosa vai comandar a pasta. Benedito trabalhou na Basf e tem grande conhecimento em segurança e guarda patrimonial.