Confirmada a realização do Carnaval 2014 em Lorena; escolas recebem verba

As escolas de samba de Lorena receberam, nesta quarta (12), a verba para realização do Carnaval. Os cheques foram entregues em reunião realizada na prefeitura.

Ao todo, o valor repassado às agremiações é de R$ 130 mil. As representantes do primeiro grupo – Acadêmicos, Unidos da Vila Nunes, Portela, Unidos da Nova Lorena e Estrela Dalva – receberam R$20mil. Já para as escolas do segundo grupo – Gavião Imperial, União São João e Império do Vinagre – foram repassados R$10 mil. Ao bloco Vai Querer, o valor a ser repassado, após entrega do restante da documentação que falta, é de R$ 5 mil.

O prefeito Fábio Marcondes salientou que, para a realização do Carnaval 2014, foram adotados três critérios: legalidade, transparência e o diálogo com as escolas. Ele justificou os atrasos ao reconhece falhas, já corrigidas, encontradas no edital anterior. A situação foi regularizada no Tribunal de Contas e, posteriormente, as escolas terão que apresentar a prestação de contas do dinheiro recebido. Fábio Marcondes falou da importância do trabalho da secretaria de Negócios Jurídicos com as agremiações para garantir uma festa de qualidade que, para sua realização, seja respeitada a lei.

Para Fabrício Sá, presidente da Liga das Escolas de Samba e da Sociedade Cultural Escola de Samba Portela, foi correta a decisão da prefeitura em realizar tudo dentro da legislação. Ele completou dizendo que é grande a expectativa para o Carnaval deste ano. “O primeiro grupo está forte, e a população pode esperar uma festa bonita, pois a competição estará bem disputada esse ano”.
Além do prefeito e dos representantes das escolas, estiveram presentes a Secretária de Cultura, Mila Trepichio, o presidente da Comissão de Carnaval, Benedito Marcondes, e, representando a Secretaria de Negócios Jurídicos, Marcos Sá.

As festas pré-carnaval, organizadas pelas escolas, começam no dia 14 desse mês. A programação será divulgada posteriormente.

Recebimento da verba

Mudanças. O Carnaval 2014 em Lorena será na Avenida Targino Vilela Nunes. No ano passado, as escolas de samba e a prefeitura firmaram um acordo para que as agremiações pudessem realizar ações e trabalhos com o intuito de arrecadarem verba para a folia.

Na Festa da Nações, por exemplo, os carnavalescos tiveram direito a uma barraca de alimentos. Para o Natal, criaram a iluminação e decoração da região central da cidade.

As verbas originadas destes e outros trabalhos serão utilizadas para a montagem do Carnaval. Dessa forma, os cofres públicos não ficarão sobrecarregados.

Equipe Carnaval

Slogan. A Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Cultura e Subsecretaria de Eventos, divulga o logotipo do Carnaval 2014 e convoca a população para, até o dia 14/02, votar na frase que vai ser a chamada para a folia. As opções são as seguintes: 1- Carnaval 2014 – A alegria de volta! 2- Carnaval 2014 – Lorena em festa! 3- Carnaval 2014 – A cidade canta e dança! 4- Carnaval 2014 – A nova cena! 5 – Carnaval 2014 – Lorena folia!

A frase será inserida na parte inferior da logo do Carnaval, que está abaixo.

Logo carnaval

O processo de recolher os votos da população vai ser feito de várias maneiras.
Pelo facebook da prefeitura (https://www.facebook.com/prefeitura.lorena), o internauta poderá enviar mensagem com a frase que escolheu. Quem optar, pode mandar um email para comunicação@lorena.sp.gov.br .
Além disso, nas ruas, as pessoas serão abordadas para ajudar a escolher a frase. Escolha a sua e vote!

Fotos: Claudio Ribeiro