Projeto com grupo de gestoras traz benefícios para o trabalho nas escolas

Ciente do quanto é grande o desafio de educar, a Secretaria de Educação, por meio da equipe de Psicologia Escolar e Educacional, vem realizando um curso de formação continuada para a equipe gestora das escolas municipais. O objetivo é contribuir para potencializar as ações das equipes de cada unidade de ensino, por meio do aprimoramento das competências e habilidades acadêmicas e sociais. Os encontros são realizados quinzenalmente.

Segundo a Psicóloga da Secretaria de Educação, Ana Maria Vellenich, a ideia é que os encontros sejam espaços de criação e produção de significados relevantes para o trabalho da gestão escolar, de modo a construir uma escola de qualidade, para promover o desenvolvimento humano de todos os envolvidos – alunos, pais e educadores. “A ideia é que a educação escolar possa contribuir para a construção de um mundo mais justo e solidário”.

A equipe gestora da escola é formada pela diretora, vice-diretora e orientadora pedagógica. O curso é direcionado para este grupo porque, como líderes, são os responsáveis por estimular e mobilizar todo o grupo escolar para alcançar os objetivos institucionais.

Neste sentido, a proposta da formação é a reflexão coletiva sobre cultura organizacional da escola, prática diária, saberes, formas de fazer e atuar, modo de resolver os problemas, crenças, princípios, juízos de valor, visão sobre o papel e a finalidade da escola e do trabalho nela desenvolvido, prática pedagógica, etc.

O retorno das gestoras participantes do curso é positivo, pois já notaram diferença no trabalho em equipe nas escolas e desejam dar continuidade ao projeto em 2014.