Prefeitura de Lorena desenvolve projeto para crianças da rede pública aprenderem sobre diversidade

Mostrar as diferenças culturais e quebrar os preconceitos racial e físico são os objetivos do projeto ‘Diversidade’, desenvolvido com os alunos do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Professora Leda Maria Bilard de Carvalho.

Durante as aulas em que utilizam recursos tecnológicos, as crianças, com o auxílio da internet, pesquisam e analisam as diferentes culturas encontradas no mundo, suas raças, religiões e costumes, bem como a diversidade cultural entre as regiões do Brasil. Os vários aspectos e causas de deficiências físicas também são abordados no projeto.

Com esse material em mãos, os alunos trabalham de forma multidisciplinar diferentes gêneros de textos, reescrevendo-os em computadores, fazendo análise de tabelas, criando gráficos em planilha eletrônica e ilustrando tudo com a ajuda de programas de edição de imagem.

Também são feitas pesquisas de campo, onde os alunos se reúnem para debater as diferenças raciais encontradas na escola.

Por meio do ‘Diversidade’, os estudantes criaram bonecas, maquetes, painéis, músicas, vídeos, uma peça teatral e um livrinho baseado na história do livro ‘O Tigre e a Diversidade’, de José Moran e Jesus Gaban.

Os trabalhos serão expostos e apresentados à comunidade escolar no dia 6/12.

As aulas com a utilização de recursos tecnológicos fazem parte do Programa de Informática Educacional, oferecido pela Secretaria de Educação de Lorena.