Alunos aprendem tabuada de forma diferente e divertida em escola rural de Lorena

Na Escola Municipal Professora Ignez Cardoso Ferreira, localizada na zona rural de Lorena (SP), os alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I tem estudado a tabuada de uma forma diferente e lúdica. Trata-se do projeto “Tabulândia”, no qual os alunos, apoiados pelo uso de recursos tecnológicos, aprendem a resolução de operações matemáticas e suas aplicações no dia a dia.

O projeto “Tabulândia” representa um meio de aprender a tabuada de forma mais dinâmica, atraente e desafiadora, buscando novas técnicas e estratégias para que os alunos se envolvam com o conteúdo e assimilem os fatos com mais interesse, resultando em um melhor desempenho com os cálculos e desenvolvendo o gosto e o interesse pela matemática.

Durante as aulas de Informática Educacional, os alunos resolvem as operações matemáticas por meio de Softwares Educativos e outras atividades propostas como a realização de uma tabuada utilizando a Planilha Eletrônica no computador.

Ainda dentro do projeto “Tabulândia”, um jogo de “casas” foi formulado para incentivar o aprendizado. A disputa é feita em duplas. O professor fica encarregado de entregar três fichas para cada dupla com as contas a serem respondidas pela dupla concorrente. A dupla que tira o maior número no dado responde as perguntas. Se a dupla acerta as três perguntas, anda duas casas; se acerta duas perguntas, anda uma casa; e se acerta uma pergunta apenas, passa a vez. O objetivo é chegar primeiro ao final da trilha.

Além de facilitar a compreensão do processo da tabuada, as atividades estimulam o uso do raciocínio rápido e a memorização, bem como a demonstração prática das utilidades da matemática na vida cotidiana.