Primeiro Aquathlon no CSU confirma o apoio da Prefeitura de Lorena ao esporte da cidade

O Centro Social Urbano (CSU) de Lorena se transformou, nos últimos 12 meses, em um local de esporte, recreação e lazer, referência para a cidade e região. Transformação de fato, passando de um espaço onde havia uso de drogas e estava abandonado a um atrativo para todos.

Uma demonstração foi dada neste domingo (01), durante o Aquathlon, competição de corrida e natação.

O evento reuniu 16 competidores, em provas de 350 metros na natação e 2.400 metros de corrida. Além disso, contou com a presença costumeira da população, que, de janeiro para cá, passou a frequentar o CSU para aproveitar diariamente, especialmente, nos sábados e domingos.

Neste domingo, estavam presentes também os familiares de Antônio Pádua, expoente do esporte em Lorena, homenageado durante o Aquathlon. Para Rosângela Pádua, filha, foi uma honra ter o nome de seu pai lembrado. Já para a Thereza Pádua, esposa, a iniciativa é importante para valorizar a história da cidade e uma maneira de incentivar os atletas locais.

Atrações. A competição, que foi aberta para quem quis prestigiar, complementa um calendário de variadas atrações em 2013 promovidas pela Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (SEJEL).

Vários eventos esportivos foram realizados, trazendo atletas a Lorena, aproximando os moradores de ídolos nacionais ícones de diversas modalidades esportivas.

Campeões como Leandro Guilheiro, de judô, Fabrício Dias e Natália Martins, do vôlei, Fernando Scherer (Xuxa), recordista mundial de natação, Maurício Lima, bicampeão olímpico no vôlei, André Brazolin, ex-jogador de basquete, participaram de eventos com a população.

Para o Secretário de Esporte, Juventude e Lazer, Roberto Bastos de Oliveira Jr., o principal retorno deste ano foi a satisfação e a participação da população em um “novo tempo da cidade e também do CSU, que oferece dezenas de modalidades esportivas diariamente”. Roberto Bastos lembra que a secretaria desenvolve atividades em dezenas de espaços espalhados por Lorena.

Para a população que frequenta o CSU, a reestruturação é a principal mudança positiva, além do incentivo que vem sendo dado pela prefeitura ao esporte local.

Estrutura. O espaço possui um centro aquático totalmente revitalizado, com sistema de aquecimento próprio para práticas esportivas, além da pista de corrida, para treino e provas de atletismo.

Com a nova administração da SEJEL, foram feitas reformas na pista de skate, atendendo as demandas dos skatistas que frequentam o local.

Na quadra de tênis foram executadas manutenções e houve investimentos na pista de bicicross. A quadra e vestiário para a Ginástica Rítmica estão na fase final de construção, enquanto o quadra poliesportiva coberta tem a pintura quase finalizada, com previsão de concluir o serviço no próximo dia 04, para o início do Natal Iluminado, que, em todas as quartas-feiras de dezembro, vai oferecer atrações culturais e esportivas a partir de 18h, além do Auto de Natal, às 19h30.