Providências tomadas durante chuva do fim de semana comprovam trabalho conjunto entre setores da Prefeitura de Lorena

A Prefeitura de Lorena, por meio da Coordenação do Plano Preventivo de Combate à Enchente (PPCE), gerenciado pelo Gabinete do Prefeito, decretou, no último domingo (01), estado de atenção para enchentes na cidade.

O estado de atenção foi decretado às 15h30 devido à forte precipitação na cabeceira do Rio Mandi. Desde a sexta-feira anterior, a chuva atingia Lorena, situação que permaneceu durante todo o fim de semana.

A Defesa Civil e os grupos que compõem o PPCE foram acionados, dando início ao trabalho de campo nas regiões com pontos de alagamento. Não houve registro de transbordamento de córregos.

A ocorrência mais expressiva foi no Bairro Industrial, nas ruas Paraíba e Pernambuco, onde algumas casas foram afetadas, com a entrada de aproximadamente 15 cm de água em alguns cômodos, durante algumas horas.

Os moradores que tiveram as casas afetadas – cerca de 20 famílias – receberam da Vigilância Sanitária materiais de limpeza.

Na segunda-feira pela manhã, a Secretaria de Serviços Municipais, Agricultura e Desenvolvimento Rural deu início à Operação Rescaldo, com a limpeza das bocas de lobo e das ruas Paraíba e Pernambuco.

O plano. O PPCE foi lançado em outubro passado. Congrega o trabalho de diferentes setores da Prefeitura de Lorena – Defesa Civil, Saúde, Obras, Serviços Municipais, Meio Ambiente, Assistência e Desenvolvimento Social, entre outros.

Desde então, algumas ações já começaram a ser implementadas. Uma delas foi a pintura de réguas para medição do nível dos cursos d´água, em um total aproximado de 20 pontos para análise.

Estes locais terão o monitoramento da prefeitura, porém, contando com a colaboração dos Núcleos de Defesa Civil (NUDECs´) com os chamados “observadores locais”, trocando informações com a Gestão do Plano, tornando as ações mais rápidas e eficazes, em um trabalho a ser executado em conjunto com moradores de diferentes regiões de Lorena, que já foram identificados e contactados.
Além disso, foram realizados vários serviços em pontos críticos. Onde havia manilhas antigas, foram trocadas para dar escoamento para a água. Rios e ribeirões foram limpos. Em alguns o serviço está sendo feito atualmente.

Mesmo com todas essas ações, a prefeitura pede a colaboração da população, para não jogar lixo e entulho em via pública. E também a compreensão de que os serviços atuais vão evitar problemas, mas, como nada foi feito nos últimos anos para combater as enchentes, o trabalho é de longo prazo.