Alunos de escolas municipais de Lorena recriam contos com apoio de recursos tecnológicos

Cerca de 70 alunos do 2º e 5º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Conde de Moreira Lima, em Lorena, se envolveram no projeto ‘Conto de Fadas’ durante o último bimestre do ano. Os resultados dos trabalhos serão mostrados nesta quinta-feira, (5), às 14h. Vão ser organizadas rodas de leitura para os pais e a exposição dos trabalhos e fotos das atividades realizadas.

O objetivo do projeto foi reescrever as histórias ‘Chapeuzinho Vermelho’ e ‘Três Porquinhos’ com o apoio do computador, possibilitando a reflexão sobre a importância da leitura, escrita e diversidade textual como recurso necessário à prática de formação de leitores conscientes.

Alunos do 2º ano trabalharam os contos por meio da leitura, escrita espontânea, reescrita, desenhos, criação de fantoches e casinhas, oficina de fantoches com garrafas pet, confecção de minilivros e xilogravura. Nas aulas integradas à Informática Educacional, assistiram a vídeos, reescreveram a releitura no processador de texto, fizeram ilustrações e realizaram a gravação da história.

Já no 5º ano, os alunos estudaram sobre a criação de poesias, seus tipos, divisão, rimas e estrofes, além de criarem seus próprios textos.

Nas aulas com a integração dos recursos tecnológicos, eles pesquisaram e montaram um banco de palavras para a confecção de uma poesia sobre a escola.

Em todas as turmas, os educandos fizeram ilustrações e gravações para compor um livro digital que será entregue na ocasião da apresentação dos trabalhos.

A proposta possibilitou aos alunos o conhecimento de diversas histórias e seus ensinamentos, podendo, assim, recontá-las com segurança e fluência e segundo sua realidade, ampliando o repertório histórico cultural e suas experiências no convívio social.