SADS dá os primeiros passos do sistema inovador para acolhimento de crianças e adolescentes

A Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), inicia, nos próximos dias, a transferência de crianças e adolescentes para locais de acolhimento instituídos recentemente no município, após convênio entre o Poder Público e a Instituição Aldeias Infantis SOS Brasil.

Os termos, assinados no início do mês, possibilitarão a execução do  Serviço de Acolhimento de Crianças e Adolescentes na modalidade de Casa Lar, observando o que preconiza a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Plano Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária.

Após quase um ano de trabalho, a fim de encontrar a solução mais adequada para este problema complexo da sociedade, a SADS, com apoio das autoridades responsáveis, optou pela modalidade denominada Casa Lar, por considerá-la excelente oportunidade para a criança e o adolescente conviverem em um ambiente mais próximo ao familiar, que os preparará para o futuro com as famílias biológicas, ou as substitutas, ou ainda, no lar que um dia constituirão.

Em Lorena, estão sendo implantadas 03 casas lares, em diferentes bairros, para acolher 28 crianças e adolescentes que serão transferidos em breve.

Estas casas, além das mães sociais, contam com o apoio de uma equipe técnica que atuará fora destes locais, para preservar sempre o ambiente familiar, em detrimento do ambiente institucional.

Origem. A Instituição Aldeias Infantis é de origem internacional e está no Brasil há 45 anos em 11 Estados, mais o Distrito Federal.

O foco desta instituição, presente em 134 países e territórios, são crianças, adolescentes e jovens que perderam ou estão prestes a perder os cuidados de suas famílias, não podendo contar provisoriamente, ou de forma definitiva, com estes familiares.

Além do atendimento direto, a Aldeias Infantis SOS Brasil atua na promoção, defesa e garantia integral dos direitos das crianças, adolescentes e jovens, com foco na convivência familiar e comunitária.

Isto é feito por meio de forte participação em diversas redes de proteção, campanhas e com um intenso trabalho de apoio em políticas públicas com conselhos municipais, estaduais e Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), com objetivo de trazer ou evitar mudanças que firam os direitos das crianças e dos adolescentes.

A equipe técnica responsável pelo Casa Lar fica no Centro de Referência de Assistência Social (CREAS). O endereço é Rua Nossa Senhora da Piedade, 112, Centro.