Nesta quinta (19), a praça Dr. Arnolfo de Azevedo (praça central) recebeu muito bom público para assistir a projetos voltados à música, com violões, de intervenção urbana, além de ballet e outras danças, dentro da programação do projeto Noites de Natal, da Secretaria de Cultura (SeC) do município.
A Camerata de Violões, da SeC, que iniciou os trabalhos há apenas três meses, apresentou clássicos da música mundial. O grupo sempre se junta para tocar em locais fechados. Em performances ao ar livre, é necessário um ajuste fino de sonorização para adequar ao ambiente, o que foi feito ontem, fazendo da primeira atração da noite um bonita espetáculo.
Em meio à agitação na praça, com muitas crianças e famílias, luzes chamavam a atenção. Era o Graffiti Digital. Trata-se, segundo o Secretário de Cultura, Adriano Fernandes, de uma intervenção urbana de arte visual com nova linguagem para esse tipo de manifestação artística. Original dos Estados Unidos, na década de 1970, se aprimorou no Brasil, que agora conta com esse novo modo de expressão.
O grafite é projetado na paisagem da cidade, em um trabalho feito por profissionais de São Paulo, que escolheram Lorena para a primeira apresentação após ganharem um incentivo da Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Programa de Ação Cultural (ProAC). O trabalho continua sendo apresentado nas próximas noites, nos arredores da praça.
Com a praça toda iluminada e decorada pela Liga das Escolas de Samba de Lorena, com apoio da prefeitura, a Academia Top Trainer fez os números finais, que encantaram a todos, com apresentação de jazz e zumba.
O Noites de Natal (clique aqui e saiba mais) segue até o dia 23, em um resgate da confiança da população em ir para a praça, ver apresentações, encontrar pessoas, reunir amigos e família.