Nova forma de atuação de guardas municipais garante mais tranquilidade à população; serviço é reforçado no período de festas

Durante o período de festas de fim de ano, os guardas municipais de Lorena estão garantindo tranquilidade a quem vai ao Centro fazer compras, aproveitar as atrações do Projeto Noites de Natal, na praça, ou ainda, visitar a Casa de Natal.

Ballet

Este trabalho, porém, é uma continuidade do que já vem sendo feito há três meses, quando os agentes passaram a ficar ainda mais presentes no cotidiano dos lorenenses.

Buscando aproximar Poder Público e população, a prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança, vem adotando novas medidas de trabalho da guarda.

De 8h às 23h, quatro permanecem na região central, dando apoio à Polícia Militar e realizando ações educativas, como orientação aos ciclistas e a pedestres.

Outro trabalho de extrema necessidade é o de coibir o uso de entorpecentes na Praça Arnolfo de Azevedo (Praça Central), alvo de muitas reclamações nos últimos anos.

Segundo o Secretário de Segurança, José Ernesto de Oliveira, a atual administração optou como forma de atuação uma espécie de segurança comunitária, em que população e as forças de segurança trabalham juntas para identificar, priorizar e zelar pelo bem-estar de todos. José Ernesto lembra ainda que os GM´s não têm autoridade policial. Em caso de ocorrências, a PM é acionada.

Além das ações na região central e a ronda nas escolas, a Guarda Municipal atua na segurança do prédio central da prefeitura, secretarias municipais, CSU, garagem, passagens de nível e escolas. Uma delas é a Milton Ballerini, onde os guardas passaram a manter presença constante nos intervalos das aulas. A diretora Maria Lúcia Runha afirma que os sérios problemas relacionados a drogas, frequentes nos últimos anos, foram solucionados.

Padronização. A Secretaria de Segurança adquiriu novo uniforme (clique e veja) da Guarda Municipal, em um total de 50 conjuntos.

Os agentes receberam calças, camisas, bonés, botas, entre outros equipamentos necessários para o trabalho do dia a dia.

Presente para a revista da GM, o prefeito Fábio Marcondes lembrou a situação caótica em que se encontrava a corporação no início do ano, com defasagem de equipamentos, desmotivação da equipe, frota sucateada, entre outros problemas.

Ballet