Fundo Social melhora qualidade de vida da população lorenense e tem novos projetos para 2014

0

O Fundo Social de Solidariedade de Lorena realizou ações e projetos de geração de renda e capacitação profissional da população lorenense em 2013, resgatando a autoestima e melhorando a qualidade de vida de pessoas de grande vulnerabilidade social.

Em junho, o Fundo Social, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), inaugurou a Oficina de Padaria Artesanal, totalmente gratuita.

Foram 600 pessoas formadas na oficina, entre elas, mulheres do programa Renda Cidadã, assistidos da Casa de Recuperação de Jeová (masculina e feminina) e mães da Pastoral da Criança que receberam o curso de capacitação em seus bairros – Banhado e Ponte Nova – além de homens e mulheres das mais diferentes idades.

Cerca de 10 por cento das pessoas que cursaram esta oficina continuam envolvidas com o que aprenderam e vendem pães para complementar suas rendas.

Ballet

Também em parceria com o FUSSESP, o projeto da Escola de Moda certificou, no ano que está terminando, uma turma de 30 mulheres de várias faixas etárias. Elas aprenderam a fazer roupas. Algumas peças feitas durante o curso são vendidas com a marca da Escola de Moda de Lorena, a FULOR, gerando recursos para as atividades do Fundo Social.

Além dos dois cursos em parceria com o FUSSESP, o Fundo Social de Solidariedade de Lorena também passou a oferecer cursos de Confeitaria, Confeitaria Natalina e Pedreiro.

Paralelamente, são realizadas campanhas, como a da Páscoa 2013, que contemplou crianças e adolescentes de instituições filantrópicas com bombons; 7ª Campanha de Conscientização sobre o Câncer de Mama, com o 1º Chá Solidário, para arrecadar recursos; Campanha do Agasalho, arrecadando mais de dezesseis mil peças de roupas, em benefício a cerca de 800 famílias da cidade.

Também foi firmada parceria com a Cooperativa de Catadores de Lorena (COOCAL), e conquistados dezenas de parceiros. Outra ação destacada é a Tarde de Bem Estar da Mulher Lorenense, na praça central, além do espetáculo Um Compromisso com a Vida, No Ritmo da Cidadania, levando cultura e entretenimento por meio do show da Banda Alana.

Retomada. Após anos sem participação nos Jogos Regionais do Idoso, o Fundo conseguiu patrocínio, uniformes, transporte e profissionais para acompanhar atletas idosos da equipe que ficou em 6º lugar na classificação geral do JORI 2013, em setembro, na cidade de Taubaté.

Os lorenenses classificados para o Jogos Abertos dos Idosos, em Santos, também se saíram bem.

Futuro. Para 2014, o Fundo Social de Solidariedade de Lorena, que tem como presidente a primeira-dama Maria Claudia Diniz Marcondes, pretende dar continuidade às ações atuais, desenvolvendo parcerias que tornam melhor a vida de quem precisa.

No próximo ano, será inaugurada a Oficina de Assistente de Cabeleireiro e Manicure, o curso de Pintor, e será realizado o Baile Beneficente de Aniversário da cidade.

Entre os planos, também está o projeto Reformando Sonhos, em busca de parcerias, a fim de reformar casas em situação de vulnerabilidade.

Os contatos para obter outras informações sobre o Fundo Social de Solidariedade e suas atividades são:

Avenida Godói Neto, 480, Olaria

12-3153-2078

fundosocial@lorena.sp.gov.br

Share.

Comments are closed.