Falta colaboração da população de Lorena quanto ao descarte de lixo

A Prefeitura de Lorena tem feito inúmeras intervenções para que a cidade fique mais limpa. Além da coleta de lixo comum e a seletiva, por dia são removidos de 25 a 30 caminhões de lixo em terrenos baldios e até mesmo em frente a casas, sem contar a retirada realizada por caçambeiros. A soma dessas ações, porém, tem sido insuficiente, pois falta colaboração de boa parte da população.

O lixo tem sido descartado deliberadamente por moradores em ruas e terrenos. O agravante é que a prefeitura só é notificada depois que os materiais inservíveis já foram despejados. “Não estamos vencendo, é preciso que a população nos ajude”, enfatizou o Secretário de Serviços Municipais Agricultura e Desenvolvimento Rural (SMAD), Nelson Bittencourt.

Vila Geny

Segundo relatou o secretário, num prazo de uma semana a 15 dias, os terrenos que são limpos pela prefeitura já se encontram sujos novamente. Este é o caso da CECAP, onde muitas vezes o lixo é jogado em frente à cooperativa de catadores, demonstrando total falta de consciência. Também há lixo jogado perto dos prédios, ignorando a faixa instalada para lembrar que aquele não é o local adequado.

Lixo_

O que fazer. Algumas medidas simples podem fazer a diferença, como, por exemplo, ligar para a SMAD, pelo telefone 12-3153-1656, e se informar sobre a possibilidade de remoção do lixo/entulho, ou esperar o dia em que o cata-treco passa pelo bairro para, então, deixar o lixo na rua.

Outra alternativa é contratar um serviço de caçamba em parceria com vizinhos para otimizar os gastos. A população pode colaborar também separando o lixo em sacos e descartá-lo na coleta comum ou seletiva, conforme a necessidade.

COOCAL

Retorno. Mesmo os materiais que necessitam de descarte especial – pilhas, baterias e produtos químicos ou tóxicos – são jogados juntamente com lixo orgânico e reciclável. A melhor saída é entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) das fabricantes para saber qual procedimento adotar para dar o destino correto a esses materiais.

Práticas sustentáveis estão ao alcance de todos e são indispensáveis para garantia da qualidade de vida de quem mora na cidade e de quem a visita.

Qualquer pessoa pode, de alguma forma, colaborar.

Faça sua parte e incentive seus vizinhos a tomar a mesma iniciativa.