A partir do dia 10 de março, a primeira dose da vacina contra o HPV (Papilomavírus Humano) estará disponível na rede pública de Saúde para meninas da faixa etária entre 11 e 13 anos.
Foi encaminhado pela Secretaria de Saúde de Lorena um ofício às escolas da cidade para, dessa maneira, levantar a quantidade de adolescentes que terão de tomar a vacina em cada escola.
Após o recebimento dessa listagem, será montada a estratégia de imunização.
Na cidade, a estimativa é vacinar cerca de 2.500 adolescentes com idades entre 11 e 13 anos.
Faltando um mês para o início dos trabalhos em campo, o Ministério da Saúde reforça a importância da imunização contra o HPV.
A vacina previne até oito subtipos do HPV, e sua aplicação é dividida em três fases. A primeira dose será a partir do dia 10 de março nas escolas e unidades de saúde; a segunda, seis meses após a primeira dose; a última, 60 meses (5 anos) após ter tomado a 2ª dose.
Para que haja sucesso na imunização, é necessário que as adolescentes tomem corretamente as três doses, no período estipulado.
A vacina é segura e protege mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus.
HPV. O HPV é um vírus que pode ficar no organismo durante anos sem a pessoa perceber. Ele pode evoluir para cânceres, como o de colo do útero.
No Brasil, este tipo de câncer é a segunda principal causa de morte entre as mulheres.
Contágio. A transmissão ocorre por contágio direto com a pele ou mucosa infectada, não necessariamente apenas por relações sexuais. Também pode ser transmitido de mãe para filho durante o parto.