Todos os dias, equipes da Secretaria de Serviços Municipais Agricultura e Desenvolvimento Rural (SMAD) trabalham na manutenção das estradas rurais. Desde o início de 2013 elas vêm recebendo atenção especial. Um dos reflexos é sentido no transporte público, que ficou interrompido por causa do péssimo estado em que se encontravam as estradas, mas foi retomado no ano passado, servido a população da zona rural.
Estão em constante manutenção os leitos carroçáveis, como no bairro do Cocho, com trabalhos de drenagem, colocação e compactação de entulho para tapar buracos e nivelar a estrada, além de diversas pontes reformadas e outras reconstruídas.
Um dos trabalhos em andamento é executado na segunda ponte do Ribeirão Santa Lucrécia, que está sendo reestruturada.
Segundo o Secretário da SMAD, Nelson Bittencourt, o entulho não é o material mais adequado, pois o ideal seria cascalho, porém, é o que no momento pode ser feito e que está garantindo a qualidade das estradas rurais. Ele assegurou que o entulho é triturado e os eventuais arames e vergalhões são removidos.
Cerca de 90% da zona rural do município já foi contemplada com alguma ação da SMAD, como nivelamento, recuperação de pontes, drenagem, conserto de cercas, entre outros serviços.