Última noite de Carnaval em Lorena falou da folia carioca, de cinema, folclore nordestino e dos enigmas da mente

Na noite desta terça (04), Lorena viu o último dia de desfiles, com as escolas do 1º grupo, na Av. Targino Vilela Nunes tomada por pessoas de diferentes bairros para conferir o desempenho das agremiações no Carnaval cujo tema foi ‘A alegria de volta’.

A escola que abriu a noite foi a Portela, com o enredo ‘Rio 80 anos de desfile’. A comissão de frente entrou com uma coreografia de águia altaneira. A escola apresentou três carros alegóricos, fazendo alusão ao Carnaval carioca, homenageando a Estação Primeira de Mangueira, Unidos da Tijuca e Estácio de Sá.

Portela

Logo em seguida, foi a vez da Nova Lorena encantar a plateia. Na comissão de frente, coreografias com as meninas do Projeto Ballet, representando a genialidade do compositor Cartola, homenageado pela escola, com o tema Mangueira de Cartola. A Nova Lorena utilizou três carros alegóricos.

Nova Lorena

A terceira agremiação a entrar na Av. Targino Vilela Nunes foi a Acadêmicos, com o enredo ‘Os Acadêmicos no folclore nordestino’. Entraram dois carros alegóricos, e a escola destacou tradições de uma das regiões do país, como o frevo e maracatu.

Acadêmicos

Já uma das escolas mais tradicionais de Lorena, a Estrela D´alva, embalou o público com um desfile inspirado no fanatismo e nos enigmas da mente, retratando cientistas, o Egito, os gregos, o amor. A origem da escola, o bairro Olaria, também foi homenageado.

Estrela Dalva

E por falar em bairro, a escola de samba Vila Nunes, mesmo nome do local dos desfiles, falou sobre a magia do cinema, no encerramento da noite. Com o enredo ‘Na tela do cinema eu contemplo os meus sonhos’, a agremiação retratou Lampião e Maria Bonita, Mazzaropi, Senna, Zé do Caixão e outros nomes importantes do cinema brasileiro, com quatro carros alegóricos.

Vila Nunes

Alegria de Volta. Ao fazer um balanço sobre a festa, o prefeito Fábio Marcondes destacou como grande marco do Carnaval em Lorena a presença de famílias com crianças na avenida e a integração dos funcionários municipais para a realização da festa. Ele lembrou a tradição do Carnaval na cidade, que havia sido interrompida, e deixou claro que a intenção é fortalecer a festa para a população, sem perder a essência, que é a integração dos foliões.

Serviços. O Carnaval contou com o trabalho de diversos setores da Prefeitura de Lorena, como a Saúde, Fiscalização, Tributação, Segurança, Serviços Municipais, Assessoria de Eventos, Cultura, Comunicação Social, Trânsito, Meio Ambiente.

Não houve registro de ocorrência relacionada a violência nem confusões. A equipe de médicos e enfermeiros realizou um atendimento por dia, sendo três por embriaguez e uma pessoa ferida por fogos de artifício, porém, nenhum caso com gravidade.

Seguranças

O relato dos presidentes das agremiações foi unânime, demonstrando satisfação com a festa oferecida aos lorenenses.

Público

Um dos pontos mais destacados pelo público presente foi a organização. A Comissão de Carnaval, em reunião com as escolas, deixou claro que iria seguir à risca os horários de entrada, e isso foi feito. A pontualidade marcou os desfiles, demonstrando a seriedade com que a prefeitura encarou a festa.

Na estrutura, o gradil metálico ajudou na divisão do espaço. Havia também sinalização indicando os serviços, e ainda, segurança privada e a presença de guardas municipais.