Os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Profª. Carmelita Vieira de Oliveira Braga desenvolveram, durante a semana, o projeto ‘Água, saber usar para não faltar’.
Foi trabalhada com os alunos, da primeira e segunda fases do Ensino Infantil, a conscientização dos problemas atuais relacionados à água, e também a aproximação dos estudantes ao alto nível de poluição em que nossos rios se encontram.
As crianças assistiram a filmes sobre o tema e realizaram experiências, como comparar um copo com água limpa e outro com materiais que poluem, a exemplo do plástico e papel.
Os professores também conversaram com suas turmas sobre a importância da água para nosso organismo, com a demonstração da experiência que monitorou o crescimento de um feijão regado diariamente e outro que não foi hidratado, comprovando o quanto a água é essencial para a sobrevivência dos seres vivos.
Dando continuidade às comemorações ao Dia da Água, hoje (21), a Secretaria do Meio Ambiente (SEMEAR) foi à Escola Municipal Rural Belarmina Rodrigues Borges, onde alunos do Ensino Fundamental I realizaram o plantio de 43 mudas de árvores.
Estavam presentes o Secretário de Meio Ambiente, Willinilton Tavares Portugal, o Sub-Secretário de Meio Ambiente, Vanderlei Siqueira, o engenheiro agrônomo da SEMEAR, Elder Aquino, o técnico agrícola, Willian Ferreira, e o biólogo Leandro Pereira.
Os alunos que participaram do plantio ouviram dos especialistas explicações sobre a importância da vegetação próxima à água e o impacto causado pelo desmatamento.
Todas as mudas plantadas são nativas da mata atlântica, vegetação predominante de nossa região. Foram plantadas espécies de Canafístula, Pau d’alho, Babosa branca, Jacarandá, Pitanga, Palmeira jerivá, entre outras.
Amanhã (22), Dia da Água, a comemoração será na Praça Arnolfo de Azevedo, a partir de 09h.
Fotos: Secom