Começou hoje (28) em Lorena o ‘Programa Aluno em Tempo Integral’ (ATI), nas escolas municipais Geraldo José Rodrigues Alckmin e Horácio Victor Bastos.
O AIT, da Secretaria de Educação de Lorena (SMEL), vai atender mais de 200 estudantes do Ensino Fundamental I dessas duas unidades, onde participarão de atividades complementares, como acompanhamento pedagógico, música, horta educativa, basquete, futsal, entre outras.
A E.M Horácio Victor Bastos, no bairro Cidade Industrial, realizou, na última sexta (25), uma reunião de apresentação do programa aos pais dos alunos desta unidade.
O prefeito Fábio Marcondes esteve presente e destacou em sua fala a importância desse novo passo para a educação, reforçando a necessidade de os pais estarem sempre envolvidos e atentos ao desempenho escolar dos filhos.
Já os alunos Educação de Jovens e Adultos (EJA) deram inicio às atividades complementares no dia 22, participando de atividades esportivas no Centro Social Urbano.
O programa. O Aluno em Tempo Integral consiste na ampliação da permanência dos estudantes na escola, cumprindo o mínimo de 10 horas de atividades complementares distribuídas durante a semana, além do horário regular de aula, garantindo que o aluno permaneça na unidade de segunda a sexta.
De acordo com o censo escolar, do Ministério da Educação (MEC), o número de alunos matriculados no ensino integral cresceu 139% desde 2010. No estado de São Paulo, a quantidade de alunos nesta modalidade de ensino passou de 241 mil, em 2010, para 339 mil, no ano passado.
Até o ano de 2020, o MEC tem como meta oferecer educação em tempo integral em 50% das escolas do ensino básico, e atender 25% dos estudantes.