A Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), parabeniza os assistentes sociais do município pelo dia desses profissionais – 15 de maio – e reconhece a importância deles para um mundo mais igual no que diz respeito aos direitos humanos.
O assistente social luta pela melhoria das condições de vida dos trabalhadores, das crianças exploradas, dos moradores de rua, dos que passam fome. Fazem algo pelos que estão em situação de vulnerabilidade social, levando à população novas perspectivas de vida, contribuindo para reduzir a pobreza.
A Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Lorena, e também assistente social, Zeila Pozzatti, prestou seu agradecimento, ressaltando as qualidades da equipe da prefeitura. “O trabalho requer inventividade, inteligência e talento para criar, inventar, inovar, de modo a responder dinamicamente ao movimento da realidade. Neste dia em que se comemora o dia do Assistente Social, queremos parabenizar os profissionais da rede pública e privada de nosso município que, com garra e competência, colaboram na execução de ações voltadas para a ampliação dos direitos sociais”.
A Prefeitura de Lorena possui em seu quadro de funcionários 14 assistentes sociais que executam ações, projetos e pesquisas nas secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, Educação, Saúde e Planejamento.
O trabalho vem alcançando avanços em diversas frentes de competência da SADS. Dentre as principais conquistas, destaca-se a descentralização dos trabalhos, pois os profissionais têm ido aos bairros, até os que mais precisam de ajuda. O resultado disso foi o aumento da qualidade dos serviços prestados à população e ganhos quanto à satisfação dos moradores em relação aos serviços a que têm direito.
Profissão. O Assistente Social é o profissional cuja principal atribuição é o enfrentamento da questão social brasileira em suas inúmeras variáveis, enquanto expressão das desigualdades da sociedade capitalista. Suas atribuições e competências estão asseguradas na Lei de Regulamentação da Profissão (Lei nº 8.662/1993), na Resolução CFESS 493/06, e nas diretrizes curriculares do Serviço Social elaboradas pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS).
O exercício da profissão no Brasil requer formação em curso superior e inscrição no Conselho Regional de Serviço Social do estado onde o profissional pretende atuar.
15 de maio. O dia é comemorado em virtude do decreto 994/62 ter sido editado em 15 de maio daquele ano. Ele regulamenta a profissão de assistente social e cria os conselhos federal e regionais. Assim, embora a profissão tenha sido legalmente reconhecida por meio da Lei 3252, de 27 de agosto de 1957, somente em 15 de maio de 1962 foram regulamentados e instituídos os instrumentos normativos e de fiscalização –Conselho Federal e Regional de Assistentes Sociais.
(Fonte: Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo).