Sétimo aniversário do CAPS de Lorena é marcado por integração entre funcionários e assistidos

O Centro de Atenção Psicossocial de Lorena (CAPS) comemorou nesta terça (27) seu sétimo aniversário.

A celebração contou com a presença da Secretária de Saúde, Elisângela Rodrigues, representando o prefeito Fábio Marcondes, funcionários do CAPS, assistidos e familiares.

Na ocasião, foi exposta a história do tratamento de pacientes com problemas mentais e sua evolução, até a erradicação dos antigos manicômios, que mantinham os pacientes em situações sub-humanas por muito tempo. Contou-se também a trajetória até a implementação dos serviços substitutivos nos moldes atuais, como é o caso do CAPS, fruto de reformas conquistadas em audiências públicas, conferências e inúmeros fóruns de discussão.

Os presentes também puderam ver fotografias com momentos marcantes dos pacientes do CAPS. Também houve apresentações musicais executadas pelos pacientes.

Elisângela Rodrigues parabenizou a equipe pelo empenho e bons resultados apresentados, além da dedicação com os pacientes.

A coordenadora do CAPS, Elisete Fontanini destacou que o trabalho é repleto de desafios, mas é gratificante: “É uma luta grande que precisa do empenho de todos”.

História. O CAPS foi inaugurado em Lorena no dia 18 de maior de 2007.

Atualmente, conta com 834 prontuários abertos e de cerca de 250 pacientes ativos, que participam das atividades ou serviços disponíveis.

Os CAPS. Serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) abertos, destinados a prestar atenção diária a pessoas com transtornos mentais. Oferecem atendimento à população, realizam o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Também atendem usuários em seus momentos de crise.

Aniversário do CAPS

São oferecidas consultas médicas, porém, mais do que isso, um serviço multidisciplinar que contempla, além do acompanhamento médico, enfermagem, assistência social, psicólogo, terapeuta ocupacional, educador físico e técnico de enfermagem.

Os projetos desses serviços, muitas vezes, ultrapassam a própria estrutura física, em busca da rede de suporte social, potencializadora de suas ações, preocupando-se com a pessoa, sua história, sua cultura e sua vida cotidiana. (Fonte: Ministério da Saúde).

Acesso. Para acesso aos serviços, as pessoas podem ir diretamente às unidades. Em Lorena, o endereço do CAPS é Rua Raul Rios, 21, na Vila Hepacaré. O telefone é 12-3152-8807.