No dia do Meio Ambiente, Prefeitura de Lorena inaugurará Ecoponto e base da Defesa Civil

Na próxima quinta (05), quando se comemorará o Dia Internacional do Meio Ambiente, a Prefeitura de Lorena inaugurará o Ecoponto para Descarte de Lâmpadas e a nova base da Defesa Civil do município, ambos ao lado da Secretaria de Segurança.

A cerimônia será realizada na Praça Marechal Mallet (Praça da Estação), no Centro, às 10h, e será aberta ao público.

Ecoponto. É um local específico para o depósito de lâmpadas, pilhas e baterias, na Praça da Estação. Uma empresa especializada em descontaminação e reciclagem de lâmpadas foi contratada pela prefeitura para dar o destino correto aos resíduos entregues pela população.

Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente de Lorena (Semear), que busca eliminar um dos mais problemáticos passivos ambientais, que é o descarte desses produtos. “Com isso, o município passará a integrar o grupo seleto de cidades que adotam políticas de atuação sustentáveis”, lembrou o Secretário de Meio Ambiente, Willinilton Portugal.

A partir do dia 05, toda a população poderá entregar, gratuitamente, lâmpadas, pilhas e baterias de celulares.

O Ecoponto funcionará de segunda a sábado, de 8h às 18h.

Defesa Civil. No mesmo dia, será inaugurada a nova sede da Defesa Civil.

O órgão atua há 34 anos em Lorena e nunca teve uma estrutura organizacional, pois faltavam materiais e equipamentos de trabalho, mas agora passa para uma nova fase, de profissionalização desse suporte, destacou o Secretário de Segurança, Benedito Donizetti Rosa.

A nova base contará com uma estação meteorológica automática que permitirá mais precisão na coleta de dados, entre eles leitura pluvial, intensidade e volume de chuva, medidor de temperatura, pressão atmosférica.

def_civil