Secretaria de Saúde de Lorena realizará evento em comemoração ao Dia dos Namorados, com foco na orientação sobre DST/AIDS

0

A Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), realizará, no dia 10 próximo, um evento em comemoração ao Dia dos Namorados, na Praça Dr. Arnolfo de Azevedo (Praça Central), de 8h às 13h.

Durante o período da manhã, agentes da saúde orientarão a população sobre a prevenção e cuidados das doenças sexualmente transmissíveis e distribuirão material educativo sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS).

Além das orientações, serão realizados testes rápidos de HIV.

O evento será realizado, também, devido à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, do Ministério da Saúde, buscando promover a prevenção e o controle das DST´s e da infecção do vírus HIV.

O que são DST´s. Transmitidas, principalmente, por contato sexual, sem o uso de camisinha, com pessoa que esteja infectada. Geralmente, se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. As mais conhecidas são gonorréia e sífilis.

Algumas DST´s podem não apresentar sintomas, tanto no homem quanto na mulher.

Essas doenças, quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves, como infertilidades, câncer e até a morte.

Outra forma de infecção pode ocorrer pela transfusão de sangue contaminado ou pelo compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injetáveis.

A AIDS e a sífilis também podem ser transmitidas da mãe infectada, sem tratamento, para o bebê durante a gravidez, e, no caso da AIDS, também na amamentação.

O tratamento das DST´s melhora a qualidade de vida do paciente e interrompe a cadeia de transmissão dessas doenças. O atendimento e o tratamento são gratuitos no Sistema Único de Saúde (SUS).

Saúde pública. DST´s são consideradas um dos problemas de saúde pública mais comuns em todo o mundo.

Em ambos os sexos, tornam o organismo mais vulnerável a outras doenças, inclusive a AIDS, além de terem relação com as mortalidades materna e infantil.

No Brasil, as estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre casos de infecções de transmissão sexual na população sexualmente ativa, a cada ano, revelam os seguintes resultados:

·Sífilis: 937.000

·Gonorreia: 1.541.800

·Clamídia: 1.967.200

·Herpes genital: 640.900

·HPV: 685.400

Fonte: Ministério da Saúde

Share.

Comments are closed.