Lorena está entre as 207 cidades do país que receberam o selo de Município Livre de Analfabetismo

Lorena recebeu o selo de Município Livre de Analfabetismo concedido pelo Ministério da Educação (MEC). A cidade ultrapassou a meta de 96% da população alfabetizada, e com este documento, o MEC reconhece o esforço realizado pela administração municipal, principalmente, com a educação da população acima de 15 anos.

Apenas 207 dos 5.570 municípios do Brasil obtiveram tal reconhecimento, sendo 45 do Estado de São Paulo e nove do Vale do Paraíba. O selo tem como base os dados do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE) de 2010.

O selo é um resultado dos programas de ensino que possuem apoio e realização da Prefeitura, direcionados ao combate do analfabetismo e que têm contribuído bastante para o avanço da educação.

O Ensino de Jovens e Adultos (EJA) Municipal atende atualmente 260 alunos, do 1º ao 9º ano, na Escola Municipal Prof. Climério Galvão César, no bairro Olaria. Os cursos têm duração de seis meses e os alunos dão continuidade aos estudos, avançando as séries. Neste semestre, formam-se 44 alunos e já foram matriculados novos 60 alunos.

Além do EJA, Lorena faz parte do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, o que consiste no compromisso em alfabetizar todas as crianças do 1º ao 3º ano, até os oito anos de idade, em Língua Portuguesa e Matemática.