Ecoponto registra a coleta de 1.875 lâmpadas fluorescentes coletadas em dois meses de funcionamento, em Lorena

Com aproximadamente dois meses de funcionamento, o Ecoponto instalado pela Secretaria de Meio Ambiente de Lorena registrou a coleta de 1.875 lâmpadas fluorescentes. O balanço foi divulgado hoje.

De acordo com os números, na primeira semana de junho foram coletados na cidade 1.175 lâmpadas. Já no mês de julho, até o momento, cerca de 700 lâmpadas foram descartadas no Ecoponto.

Além do Ecoponto de lâmpadas, há um ano, foi inaugurado o Ecoponto de Pneus, que durante 2013 arrecadou 700 pneus. Neste ano, 400 pneus já tiveram destino correto.

Segundo o Secretário de Meio Ambiente,Willinilton Portugal, é imprescindível atentar-se para o descarte correto desses materiais. “Esses materiais jamais devem ser descartados em lixo comum, pois tem alto potencial de contaminação do solo e da água. Uma única lâmpada é capaz de contaminar 20 mil litros de água”.

A Prefeitura de Lorena estuda, agora, a criação de um decreto que determine que todos os prédios públicos façam descartes ambientalmente corretos de seus resíduos, desde papéis, plásticos, lâmpadas, pneus, entre outros.

Destinação dos Pneus

Nos últimos 14 anos, mais de 456 milhões de pneus de passeio se transformaram em asfalto, grama sintética ou mesmo sola de sapato no Brasil. Desde 1999, uma lei determina a reutilização do material, considerado prejudicial ao meio ambiente, quando descartado de forma inadequada.

A Prefeitura, com o objetivo de combater o problema, firmou parceria com o Reciclanip, para dar o destino certo aos pneus.

Lâmpadas fluorescentes no Brasil

No Brasil são consumidas cerca de 100 milhões de lâmpadas fluorescentes por ano. Desse total, 94% são descartadas em aterros sanitários, sem nenhum tipo de tratamento, contaminando o solo e a água com metal pesado e somente 6% tem o destino correto.