Assinado termo que garante a Lorena área para criação de parque ecológico

Lorena recebe concessão da área de 80 hectares, para criação do Parque Ecológico do Taboão. O termo em que o DAEE – Departamento de Águas e Energia concede o direito de uso da área à Prefeitura de Lorena, foi assinado na tarde dessa terça-feira (05), no salão principal da Casa da Cultura.

DSC_9356

Na solenidade de assinatura estiveram presentes o Prefeito Fábio Marcondes, o Diretor da Bacia Hidrográfica do Paraíba e Litoral Norte, Nazareno Mostarda Neto; secretários municipais, vereadores, e representantes da sociedade.

Sobre o processo de negociação com o DAEE, o Prefeito Fábio Marcondes, destacou que desde o início do mandato foi foram retomadas às articulações para que a área voltasse a ser gerida pela Prefeitura, como já foi no passado. Ele frisou o auxílio do DAEE em todo o processo e garantiu que a revitalização do Parque Ambiental só será possível com a parceria de diversos órgãos. Ele falou ainda, importância da área para a comunidade, e do compromisso em transformar o parque em um local que privilegie a proteção ao meio ambiente, lazer e também, a disseminação da cultura regional, por exemplo, abrigar grupos de tropeiros.

Representando o DAEE, Nazareno Mostarda, destacou o bom relacionamento com a Prefeitura. “Com a mudança na linha de trabalho, regularização da documentação e um projeto de trabalho bem definido, o processo tramitou nas esferas estaduais, chegando ao governador, que autorizou a cessão da área” disse Mostarda. O diretor do órgão completou dizendo que a política de cessão de áreas do Governo do Estado consiste em estabelecer parcerias para que os locais sejam bem utilizados. Ele parabenizou, ainda, a idealização do parque, ressaltando que isso corresponde às expectativas da comunidade.

Discurso

O secretário de Meio Ambiente, Willinilton Portugal, informou que o próximo passo é o completo mapeamento da área e a realização de uma análise minuciosa dos impactos ambientais que o Parque sofreu ao longo desses anos de abandono, para, em seguida, serem tomadas as medidas necessárias para sua recuperação completa.

Serão reformados os quiosques existentes no local, bem como as demais edificações. De acordo com o prefeito Fábio Marcondes, a represa será desassoreada e, em parceria com a população, serão definidas as áreas de lazer. A meta é a criação de trilhas ecológicas com monitoramento; atividades de ecoturismo; arborismo; projetos de educação ambiental; a possível instalação uma base da Polícia Ambiental; instalações esportivas ao ar livre; projetos de reflorestamento; campeonatos regionais; transferência do Viveiro de Mudas Municipal para o local; direcionar à recreação dos funcionários municipais de Lorena e familiares, entre outros.