2ª dose da vacina contra o vírus HPV começa a ser aplicada em Lorena

A 2ª dose da vacina contra o papilomavírus humano (HPV) começou a ser aplicada ontem (01) em Lorena, em meninas de 11 a 13 anos. A Secretaria de Saúde de Lorena ofereceu a vacina a 1.689 meninas desde março desse ano, em parceria com o Ministério da Saúde.

Para garantir a imunização contra o HPV, é fundamental que a menina que recebeu a 1ª dose receba a 2ª dose após seis meses e passados cinco anos, receba a dose de reforço. Em Lorena, as vacinas estão sendo aplicadas em todas as Escolas Municipais, Estaduais e Particulares, Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF’s), Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e no Ambulatório de Especialidades II (Antigo Inamps).

A aplicação da vacina contra o HPV visa prevenção do câncer de colo de útero, que segundo o Ministério da Saúde, é a terceira causa de morte por câncer entre as mulheres do Brasil. Na maioria dos casos o vírus não apresenta sinais e sintomas, e a maioria das mulheres descobre apenas por alterações no exame Papanicolau.

Entre os planos de ação da Secretaria de Saúde estão aplicação nas Escolas Municipais em parceria com a Secretaria de Educação. Aos pais que preferem acompanhar a aplicação da vacina, está disponível “Termo de Recusa” para que seja preenchido na escola e a vacina seja aplicada em UBS, ESF ou no Ambulatório de Especialidades II.

Confira os endereços das UBS’s, ESF’s e do Ambulatório de Especialidades emhttp://lorena.sp.gov.br/new/contatos.