Lorena avança na educação municipal e atinge meta no Ideb

Lorena está entre as 14 cidades da região que atingiram a meta estabelecida no Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, aos alunos do 9º ano. Os dados de 2013 foram divulgados na última sexta-feira (5).

Os números mostram que nos anos iniciais da vida escolar, de 1º a 5º anos, Lorena obteve 5,3 pontos. Nas séries finais do ensino fundamental, de 6º a 9º anos, a nota foi 4,5. Os bons números são resultado do aprimoramento da prática pedagógica e de projetos desenvolvidos pela Prefeitura visando o fortalecimento da educação no município.

Parcerias com empresas especializadas na implantação, desenvolvimento de soluções educacionais e capacitação dos educadores, também estão entre as ações do município que contribuíram para esses resultados.

Com o objetivo de qualificar o aprendizado dos alunos por meio do exercício de uma nova língua e do uso da Tecnologia da Informação e Comunicação, dois programas na área de educação foram reformulados e usam, nova metodologia para atender ainda mais educandos.

O Ideb é obtido através de dois critérios — rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.

Para a secretária de Educação de Lorena, Maria Aparecida Ramiro Nogueira, para proporcionar um ensino de qualidade é preciso criar ferramentas que aliem conhecimento e prazer. “O Ideb só vem confirmar que estamos no caminho certo. A continuação desses programas é fundamental para levar mais oportunidades aos educandos e é um grande avanço no sistema educacional da cidade, possibilitando o acesso à língua inglesa e à informática”, afirma.

A nota de 2013, 5.3, era a meta que o MEC – Ministério da Educação – havia projetado para o município, e esse resultado é melhor do que os índices alcançados pela cidade de São Paulo. Em 2012, a nota de Lorena foi 5.0.

Sobre o IDEB

O IDEB foi criado em 2007 e possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Ele é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.