Não são apenas nos filmes que as pessoas com deficiência têm espaço e oportunidade de praticar um esporte. A Secretaria de Esporte de Loren tem trazido essa realidade para o CSU – Centro Social Urbano – com a missão de democratizar o acesso ao esporte e lazer.
Deficientes físicos de Lorena têm sido incluídos nas modalidades esportivas do CSU. Para isso, foi feita a contratação de uma professora de educação física para trabalhar exclusivamente com esse público.
Há pouco mais de um mês, cerca de cinco pessoas têm entrado em contato com esportes como: natação, atletismo, arremesso de peso, tênis de mesa e etc.
A pratica esportiva para pessoas com deficiência abrange diversos aspectos positivos, melhorando a condição cardiovascular, aprimorando a força, agilidade, coordenação motora, equilíbrio; além de proporcionar a oportunidade de socialização, visando também, torná-lo mais independente.
Há ganhos quanto aos fatores psicológicos também, como o aumento na autoconfiança e autoestima.
Mais atletas pra Lorena. Com a chegada desses novos esportistas, Lorena terá representantes nos Jogos Regionais, em modalidades paralímpicas, ou seja, as exclusivamente voltadas para pessoas com deficiência.
Conheça alguns dos esportes mais comuns por tipo de deficiência:
Pessoas com deficiência visual. atletismo, ciclismo, futebol, judô, natação, goalball, hipismo, halterofilismo e esportes de inverno.
Pessoas com deficiência auditiva. atletismo, basquetebol, ciclismo, futebol, handebol, natação, vôlei, natação, e muitas outras (não existem grandes limitações dos deficientes auditivos).
Pessoas com deficiência física. atletismo, arco e flecha, basquetebol em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, esgrima em cadeira de rodas, futebol para amputados e paralisados cerebrais, halterofilismo, hipismo, iatismo, natação, rugby, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, voleibol sentado e para amputados e modalidades de inverno.