Corpo de Bombeiros de Lorena recebe novos investimentos

O corpo de bombeiros de Lorena, que passa a ser estritamente militar, recebe novos investimentos da prefeitura para que a corporação tenha condições cada vez melhores de atender à cidade.

Entre os novos investimentos que começam a ser realizados estão a construção de uma nova sede e a aquisição de uma nova viatura, o que deve totalizar recursos de cerca de R$ 700.000,00.

A nova sede dos Bombeiros será construída em uma área própria da prefeitura, de mais de 4.000 m², que contempla um prédio de 513 m², na rua Padre João Renaudin. O investimento na obra será de R$650.000,00.

A obra será dividida em duas fases, com a primeira etapa sendo iniciada ainda este ano, com a construção de área para atendimento ao público, setores internos administrativos, alojamento da corporação, refeitório e áreas de utilidades. A segunda fase terá início em 2015, com a construção de um estacionamento coberto de 140m² para as viaturas. Atualmente, a sede dos bombeiros funciona no Centro Social Urbano (CSU), na rua Alcides da Costa Vidigal, Nova Lorena.

Com relação à nova viatura, está prevista para o próximo dia 26 a realização do Pregão Presencial 60/2014 para a aquisição de um veículo de uso da equipe, que deverá ser entregue em até 90 dias, com valor de compra estimado em R$39.622,67.

Bombeiros Militares

Com a medida, a corporação de Lorena conta, agora, com o apoio de outras cidades da Região que também possuem Bombeiros Militares, o que anteriormente, com o efetivo Civil, não era possível. O Corpo de Bombeiros de Lorena é composto por sete policiais militares podendo contar em breve com até quinze profissionais.

Para o Comandante da Base do Corpo de Bombeiros de Lorena, Subtenente da PM Márcio Flávio Alves, a mudança é positiva e visa maior eficiência nos serviços prestados.

“O efetivo civil que nos auxiliava era limitado. Agora com a vinda dos militares, Lorena se beneficiará, pois teremos apoio de outras unidades da Região que possuem maior efetivo e profissionais”, explicou o Subtenente.

Assim que foi anunciada a extinção dos Bombeiros Civis, houve dúvidas quanto aos investimentos que poderiam deixar de ocorrer junto à corporação. A Secretaria Municipal de Segurança, esclareceu que, além da melhoria no efetivo, o Corpo de Bombeiros recebe, e continuará recebendo, investimentos provenientes da Taxa de Serviços do Fundo Especial da Base de Bombeiros de Lorena cobrada junto ao IPTU.

Para esclarecer todas as dúvidas, é importante ressaltar que, conforme determina a Lei Complementar nº72 de 07 de julho de 2009, a verba arrecadada tem como finalidade a aquisição de bens, viaturas, equipamentos, materiais, construções, despesas de serviços e pessoais necessárias. Em tempo, a prefeitura destaca que esse custos são atribuídos ao município pelo Convênio celebrado em novembro de 2008 com o governo do Estado de São Paulo.

“Todo o investimento da taxa arrecadada é para benefício da corporação. Temos a construção da sede dos bombeiros e a aquisição de um novo veículo para atender as necessidades do Comandante e da Base. Esse dinheiro não é destinado à folha de pagamento dos bombeiros.”, afirmou o Secretário de Segurança, Benedito Donizetti Rosa.

A equipe de seis profissionais, que atuava junto aos Bombeiros Militares, soma-se, agora, à Secretaria de Segurança garantindo reforço nas atividades da Guarda Municipal. “Os bombeiros civis foram remanejados para a pasta da Secretaria de Segurança, quem ganha com essa mudança é a população e o município, pois são profissionais que somam à nossa equipe, finalizou o Donizetti.