Lorena recebe duas novas ambulâncias para transporte intermunicipal

Foram entregues na manhã dessa sexta (26) duas novas ambulâncias à Secretaria de Saúde de Lorena. Os veículos zero quilômetro somam à frota de transporte de pacientes que fazem tratamentos de média e alta complexidade em outras cidades.

Estiveram presentes na entrega, o Prefeito Fábio Marcondes, a Secretária de Saúde, Elisângela Rodrigues, secretários, vereadores e população.

amb pref

As duas ambulâncias tipo furgão são custeadas em R$ 243.064,00, e foram conquistadas através de emenda parlamentar do Deputado Estadual Pe. Afonso Lobato de R$200.000,00 e investimento de R$43.064,00 da Prefeitura.

Na ocasião, o Prefeito Fábio Marcondes ressaltou o melhor conforto que os veículos proporcionarão aos pacientes transportados para outras cidades e de que a renovação de frotas seja feita periodicamente para que o atendimento tenha boa qualidade. Além disso, frisou a importância das ambulâncias serem bem utilizadas pelo setor da Saúde, e que seja mantido zelo e cuidado pelo patrimônio público.

As ambulâncias possuem armários tipo balcões, banco médico giratório na cabeceira da maca, banco baú para três acompanhantes, maca retrátil com colchonete estofado, travas e cinto de segurança; e são equipadas com suporte para soro, sistema de oxigenoterapia, cilindro de oxigênio, fluxômetro, umidificados, máscara com mangueira e aspirador.

amb pref

Os veículos farão pelo menos transporte de um paciente por dia, para tratamentos de alta e média complexidades em São Paulo, Taubaté, Campinas e Sorocaba.

A Secretária de Saúde, Elisângela Rodrigues destacou o ineditismo, em Lorena, da qualidade dos veículos para esse atendimento. “A Secretaria de Saúde transporta em média 1.000 pessoas por mês para outras cidades, e as novas ambulâncias farão o transporte de ao menos um paciente por dia. Lorena nunca possuiu veículos com o porte e a qualidade das ambulâncias que recebemos”, disse a Secretaria.

amb pref

Mais investimento. Os serviços de Saúde municipais possuem seis veículos, e está prevista a compra de mais cinco, sendo uma van para transporte de pacientes, um carro para atender à zona rural, um carro para atender às necessidades da Atenção Básica, e dois carros para atender à Vigilância Coletiva.

Fotos: Claudio Ribeiro | Divulgação.