Escolas de Lorena participam do projeto Horta Educativa

Horta Educativa
O projeto Horta Educativa foi lançado na manhã desta sexta-feira, 17, na escola Horácio Victor Bastos, do bairro Industrial. Durante o evento, foi apresentado aos alunos e pais o funcionamento do projeto e os benefícios que trará.

Para a implantação do projeto, a escola recebeu uma horta com seis canteiros feita com terra apropriada para o plantio, caixa de compostagem, kit com sementes, ferramentas e apostilas. No projeto, os 234 alunos da escola Horácio aprenderão na teoria e na prática conceitos sobre a educação ambiental e alimentação saudável. “Este projeto é muito importante e engloba diversas vertentes. A primeira é a alimentação saudável, a segunda é em relação ao meio ambiente e o mais importante de tudo isso é que as crianças são educadas e levam esse conhecimento para casa, onde as famílias também começaram a mudar seus hábitos”, explica a Presidente do Fundo Social de Solidariedade de Lorena (Fulor), a Primeira-Dama Maria Claudia Diniz Marcondes.

Segundo a diretora da escola, Alessandra Molinari Peixoto, vão participar do projeto os alunos da primeira fase até o segundo ano do ensino fundamental. “O projeto já está sendo desenvolvido em sala e agora será colocado em prática. Eles vão plantar e colher, e esses produtos serão usados na própria escola, na preparação da merenda escolar”, afirma.

A próxima a receber o projeto Horta Educativa será a escola Geraldo Alckmin, onde a horta será implantado até o início das aulas de 2015. De acordo com a presidente do Fundo Social de Lorena, essas escolas foram contempladas por terem aderido ao plano integral de aulas. Mas, de forma gradual, as outras escolas do município também participarão do projeto.

Para a realização do projeto, o Prefeito Fábio Marcondes e a Presidente do Fundo Social de Solidariedade de Lorena (Fulor), Claudia Diniz Marcondes, assinaram um convênio com o Fundo de Solidariedade do Estado de São Paulo. A implantação da Horta Educativa nas escolas de Lorena conta com o apoio das Secretarias de Educação, Meio Ambiente, Serviços Municipais e Agricultura e Desenvolvimento Rural, que disponibilizaram uma equipe multidisciplinar para participar de uma capacitação na Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), em Campinas, São Paulo.